Notícias

Casa do Cidadão de Extrema atende cerca de 20 mil pessoas em 2020

De janeiro deste ano até o momento, foram atendidas na Casa do Cidadão – que é um anexo da Câmara dos Vereadores de Extrema – cerca de 20 mil pessoas em 2020. Dentre os serviços que são oferecidos gratuitamente à comunidade estão os trabalhos do Procon, da Junta do Serviço Militar (JSM), orientação para obtenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), do Centro de Informática e a Escola do Legislativo (EL) do Parlamento Jovem (PJ).

08 de dezembro de 2020

Casa do Cidadão de Extrema atende cerca de 20 mil pessoas em 2020

Nestes 12 meses de 2020, o Procon Legislativo recebeu aproximadamente quatro mil registros. No CAC, foram contabilizados aproximadamente 13 mil atendimentos e, na JSM, mais de 2,8 mil pessoas passaram pelo setor. Em relação à Carteira de Trabalho, foi apontado um número superior a 350 registros – o que denota dinamismo e qualidade no atendimento. Mesmo com a pandemia da Covid-19, o atendimento presencial foi suspenso e aconteceu de forma online (telefone, aplicativos de conversa e diretamente por e-mail).

Para a diretora da Casa do Cidadão, Regina Lopes, os números revelam comprometimento e total atenção à população. “Somos uma equipe que trabalha direto com o bem atender, ou seja, prezamos pela agilidade dos processos em todos os setores da Casa do Cidadão e o principal: a excelência no atendimento; para que o cidadão saia satisfeito e com as respostas em mãos”, destacou.

Serviços

Na Casa do Cidadão, o extremense encontra orientação jurídica, social e administrativa, informações sobre os direitos e benefícios relacionados à Previdência Social (INSS), do auxílio doença, do cálculo de GPS e muitos outros. O munícipe obtém ainda dados sobre os seus direitos e deveres como consumidor, emissão de certidão de antecedentes criminais (através do site da Polícia Civil), além de segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito em todo o território nacional.

Na Casa do Cidadão, o extremense também consegue obter a Carteira de Trabalho (CTPS) e o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como Reservista. “Embora o setor de CTPS não emita mais o documento, ele está adequado à previsão legal de orientação para obtenção da certeira de trabalho digital”, acrescentou Regina.

O Centro de Informática e Escola do Legislativo (que compreende os serviços do Parlamento Jovem) estiveram a todo vapor logo no início do ano e desenvolveram grandes parcerias com as escolas das redes municipal e estadual, porém com a pandemia o atendimento aos alunos e à comunidade foi interrompido.

De acordo com o vereador Leandro Marinho, presidente da Câmara, a Casa do Cidadão é uma das maiores ferramentas do serviço público gratuito criado por ele em Extrema. Para Leandro, o munícipe encontra atendimento de ponta com base no profissionalismo de qualidade e no bem atender.

A Casa do Cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00, na Rua João Mendes, 67, na região central da cidade. Mais informações podem ser obtidas no site www.camaraextrema.mg.gov.br ou pelos telefones (35) 3435-2052 e 3435-1648. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Gráfico: Ascom/Câmara de Extrema

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp