Notícias

Celebração do Dia Mundial do Consumidor abre passagem para comemoração dos 10 anos do Procon Câmara

“Consumidores, por definição, somos todos nós”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Jonh Kennedy, em 15 de março de 1962. O discurso e as colocações de Kennedy tornaram-se marco na regulação dos Direitos do Consumidor, sendo que o Dia Mundial do Consumidor foi instituído em 15 de março de 1983, fazendo referência à data memorável narrativa do presidenciável. Em Extrema a data antecede ao mês de celebração dos 10 anos de criação do Procon da Câmara, criado pela Resolução nº 146/2011.

12 de março de 2021

Foto: Ascom/Câmara Extrema

Procon-Câmara-segue-atuante-550×300

O Procon Câmara representa no município a efetivação da defesa dos direitos e garantias assegurados ao consumidor, trabalhando firmemente no acompanhamento das reclamações trazidas ao órgão. Além das tratativas de conciliação visando a resolução célere e extrajudicial das problemáticas apresentadas, tem sido enfatizado pelo órgão trabalho de orientação do consumidor com alertas sobre práticas fraudulentas e prejudiciais a que os consumidores podem estar expostos, por exemplo.

Para a diretora do Procon do Legislativo, Grazieli Dutra, o trabalho de informação e prevenção apresentou imediato resultado, citando como exemplo os procedimentos de alerta sobre os riscos envolvendo empréstimos aos aposentados. “Pois, se antes as procuras eram substancialmente para a contestação dos empréstimos contratados mediante fraude, agora a procura para o encaminhamento ao serviço de impedimento de consignação de empréstimos às contas do aposentado junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) cresceu, atribuindo maior efetividade à defesa dos direitos do consumidor, de maneira também preventiva ao dano a que está sujeito”.

Portanto, o Procon Câmara segue atuante e estabelece diálogo aberto e sem barreiras com o consumidor, que além de ser assistido e assessorado em suas queixas, ainda tem sido prevenido de possíveis engodos, conforme a percepção deste Serviço de Orientação e Defesa do Consumidor, das práticas deflagradas no mercado.

“É com muita alegria que celebramos o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, abrindo passagem para a celebração dos 10 anos de criação do Procon Câmara de Extrema”, concluiu Grazieli Dutra.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp