Fotos: Ascom/Pref. Itapeva
O Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) “Lucas Oliveira Cesar” foi inaugurado na noite da última segunda-feira, dia 19 de setembro, na Rua Otávio Lemes da Silva, 122, em Itapeva. Autoridades municipais, equipe da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Educação, moradores e familiares do homenageado participaram da solenidade.
A CAEE oferecerá apoio pedagógico e técnico especializado aos alunos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais de forma complementar/suplementar, ou seja, sem substituir o ensino regular.
Atendimento Educacional Especializado
A legislação que regulamenta o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Brasil é o Decreto nº 7.611, de novembro de 2011. Em seu Art. 3º, são definidos os quatro objetivos do AEE:
I – prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.
II – garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular.
III – fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem.
IV – assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.
Lucas de Oliveira Cesar
O nome escolhido para o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Itapeva homenageia Lucas de Oliveira Cesar, que foi um garoto de garra, dedicação e determinação, um bom aluno que enfrentou e superou suas dificuldades. Sempre sorridente, participativo e proativo em todas as tarefas e desafios a ele destinados, era amado por todos na escola, com seu jeito carinhoso contagiava o corpo docente e discente.
Ao invés de solicitar ajuda, a ajuda lhe servia. Os alunos de sua turma faziam questão de estar ao seu lado, empurravam sua cadeira de rodas, acompanhavam-no ao banheiro e até quando sua escrita foi comprometida, faziam por ele. Os obstáculos nunca foram dificuldades para Lucas, para ele sempre foram encarados como desafios a serem superados.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp