Notícias

Chef Lino ministra workshop para os participantes do 12º Festival de Boteco de Extrema

21 de novembro de 2021

Fotos: Osmar Paulino e Ascom/Festival de Boteco

Participantes
Workshop foi realizado no Coronel Gastro Bar

Proprietários de bares e restaurantes do 12º Festival de Boteco de Extrema participaram de uma palestra com Paschoal luliani, o renomado chef Lino, na terça-feira, dia 16 de novembro, no Coronel Gastro Bar. Além do bate-papo, foram trocados ensinamentos, dicas e experiências do dia a dia culinário.

Para Lino, é fundamental que o empreendedor gastronômico esteja atento aos cursos e palestras. “Isso dá base para melhorar o atendimento e o serviço, de forma geral. Na nossa área jamais podemos parar de nos aprimorar! Torna-se indispensável aprendermos com a experiência de quem tem mais trajetória, know-how e habilidade. Eu tenho 40 anos de gastronomia e metade desta trajetória foi conquistada em concursos e eventos do gênero e sempre aprendo alguma coisa interessante”.

Ainda segundo o chef (que também teve um programa televisivo no segmento culinário por 12 anos), cada visita realizada num empreendimento – por mais novo que ele fosse – revelava um item importante que somou ao seu currículo. “A gente descobre coisas a toda hora, a todo momento. São detalhes que enriquecem e fazem a diferença na hora de uma competição, como é o caso do Festival de Boteco. As pessoas precisam estar atentas nestas particularidades que dão e trazem um toque especial ao prato”.

Lino é um dos mais experientes chefs de cozinha do Brasil. Sua cozinha atrai todas as idades e as suas receitas revelam o maravilhoso paladar italiano tão presente na mesa brasileira. O chef já apresentou os seus pratos em diversos realities e programas de televisão. Além de colecionar títulos em campeonatos gastronômicos de todo o país, Lino vai abordar na edição 2021 do Festival de Boteco de Extrema as suas vastas experiências como jurado, além das inovações reunidas ao longo de mais uma década de participações nos concursos e torneios mais disputados do país. Ele é proprietário há mais de 34 anos da badalada Cantina Bella Itália em Bragança Paulista (SP) e atual secretário-geral da Federazione Italiana Cuochi no Brasil.

Toninho, que é proprietário do Tulha da Serra, é um dos participantes do festival. Para ele, é uma grande oportunidade de trocar receitas e aprendizados que valem para uma vida toda. “Lidamos com os temperos que traduzem as lembranças da família, das reuniões com os amigos. Este workshop vem para aprimorar as nossas técnicas e dar um toque mais que especial aos sabores e preparos dos nossos pratos”, destacou.

Lino contou à Gazeta da Cidade que esteve em todas as edições do Festival de Boteco e destacou que o evento teve uma evolução fantástica, “muito importante para a cidade e para os estabelecimentos”.

“O festival se projetou. Hoje as proporções são dantescas e, com isso, tomou corpo, ficou mais interessante, organizado e trouxe frutos positivos a diversos segmentos da cidade. O trade passou a ser divulgado com maior amplitude e quem ganha com isso são os moradores, os turistas e o próprio estabelecimento que se aperfeiçoa cada vez mais”, concluiu o chef Lino. O 12º Festival de Boteco de Extrema é viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, conta com o patrocínio da Energisa e apoio das Secretarias de Cultura e de Turismo da Prefeitura de Extrema. A gestão é de Nossa Senhora das Produções, Nossa Produtora e Espaço Ampliar, com realização da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente. O evento vai até domingo, dia 28 de novembro. Então, ainda dá tempo de eleger o grande petisco desta edição votando no site https://festivaldebotecoextrema.com/

Diretor da Gazeta da Cidade, Osmar Paulino, entrevista o chef Lino

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1205

27/11/2021

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp