Notícias

Conheça os principais serviços destinados às pessoas com deficiência (PCDs) em Extrema

16 de dezembro de 2021

Foto: Ascom/Pref. Extrema

Equoterapia

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é comemorado em 3 de dezembro, seguindo a classificação em: deficiência física, visual, auditiva, intelectual e múltipla. Anualmente, um tema é escolhido para a Campanha Nacional de Conscientização e, nesta edição de 2021, a temática foi: “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”.

Preocupada com a inclusão das pessoas com deficiência (PCDs) na cidade, a Prefeitura de Extrema destacou os principais serviços oferecidos a este público no município. Cinco frentes estão com projetos ativos de inclusão, nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Cultura.

Saúde

A equoterapia é uma forte aliada da Prefeitura Municipal e atende aproximadamente 90 PCDs por mês. Há também o projeto “Cuidando de quem cuida”, que dá suporte aos pais dos pacientes que praticam a terapia. Além disso, três pacientes estão inseridos nos grupos terapêuticos de fisioterapia e outros cinco nos grupos de atividade física da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Educação

Extrema acompanha cerca de 500 alunos com deficiências na educação inclusiva, sendo 80 alunos da Educação Infantil e outros 420 no Ensino Fundamental. É oferecido ainda o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Assistência Social

Uma das ações da Assistência Social voltadas para os PCDs é o projeto “Cadastro Pessoa com Deficiência” ou “CadPCD”, que busca identificar, através de um cadastro online, os PCDs maiores de 16 anos, a fim de que sejam efetivados no mercado de trabalho. A ação já beneficiou a contratação de 22 pessoas, enquanto outras 45 aguardam processo de seleção e efetivação.

Esporte

Mais de 40 alunos com deficiência praticam esportes, das mais diversas modalidades, porém, ainda não há um time somente de PCDs, mas, em breve, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude trará novidades para este público, segundo a Prefeitura Municipal.

Cultura

A Biblioteca Municipal possui em seu acervo cerca de 37 audiolivros e 28 livros em braile.

Cauã, de 18 anos, representa o público PCD na parte cultural. O jovem está acompanhando aulas de bateria e ainda pratica as aulas de zumba, futsal e equoterapia.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp