Foto: Divulgação
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Extrema realizou, na última segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2021, a 116ª Reunião Ordinária, na Secretaria de Turismo. Na ocasião, foram empossados os novos conselheiros que continuarão a gestão 2021-2023.
O Comtur é a instância de governança local de turismo, que atua como órgão consultivo, deliberativo, normativo, fiscalizador e de assessoramento de todas as ações voltadas ao setor. É composto por representantes da cadeira produtiva do turismo, sociedade civil organizada e poder público. Os trabalhos são desenvolvidos considerando quatro linhas estratégicas: regulamentação; planejamento e comunicação; pesquisa e monitoramento; integração local.
Durante a reunião, a presidente da Associação Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas Gerais, Rosely Moraes, apresentou os trabalhos realizados pela Instância de Governança Regional (IGR) em 2021 e deu ênfase ao projeto em andamento “Circuito Serras Verdes de Cicloturismo”.
Este ano foi de conquistas para o turismo, apesar dos desafios e limitações gerados pela pandemia de Covid-19. Extrema foi habilitada ao ICMS Turístico – ano base 2020, aprovado o Plano Municipal Desenvolvimento Turístico Sustentável (PMDTS) para período de 2021-2031 e foi realizada a Capacitação do Comtur.
“Gostaríamos de agradecer a gestão do prefeito João Batista da Silva, a secretária de Turismo Ana Paula Odoni e toda sua equipe, que sempre estiveram de portas abertas para o Comtur e a todos os conselheiros que voluntariamente estiveram presentes nas reuniões e se dedicaram em prol do desenvolvimento do Turismo de Extrema”, disse o presidente, Deny Mauro Alves de Morais.
Certificado de Reconhecimento de Boas Práticas Municipais no Turismo
Durante o evento 1º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, realizado presencialmente em Belo Horizonte, no dia 7 de dezembro, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Extrema recebeu o Certificado de Reconhecimento pela Iniciativa “Projeto Produção Associada ao Turismo (PAT)”, presente no portfólio de “Boas Práticas Municipais no Turismo 2021”.
O PAT é um projeto desenvolvido em Extrema de notório impacto para o turismo e comunidade local, desde 2014, ressaltando o diferencial de um destino e agrega valor ao produto turístico, aumentando sua competitividade e gerando renda aos empreendedores locais (produtos artesanais, manifestações culturais, produtos agropecuários e a própria gastronomia), capaz de compor a atratividade do destino e diversificar a oferta turística, para comercialização.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp