Notícias

Coopertex e Coopmobi: a cultura cooperativista ganha força em Extrema

Com uma celebração simbólica no Parque de Eventos, contando com a presença dos 24 cooperados fundadores, foi lançada a Cooperativa de Motoristas Autônomos do Sul de Minas (CoopMobi).

27 de fevereiro de 2021

Fotos: Divulgação

24-motoristas-fundaram-a-CoopMobi-550×300

A cooperativa é uma forma de empresa que tem como natureza a cooperação na qual os direitos de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os seus integrantes, na produção de participações societárias nas atividades.

Enquanto na empresa há um dono que obtém o lucro, na cooperativa o lucro é de todos os cooperados.

“O cooperativismo, na minha opinião, é um passo além do empreendedorismo, porque é empreender junto, é unir forças. Quando o empreendedor entende isto ele obtém economia, desenvolve novos produtos e prospera”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Adriano Carvalho.

A CoopMobi já tem o seu primeiro produto: o aplicativo de transporte UAI Leva, que pode ser baixado no site uaileva.com.br e logo nas lojas de aplicativos Google Play e App Store.

“Realmente o desafio foi unir as pessoas, mas conseguimos um grupo forte, dedicado, estão todos acreditando e trabalhando para o sucesso”, disse o presidente da CoopMobi, Eriton Alves.

O entusiasmo é compartilhado pelo analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Anderson Farias, que atuou no programa de formação dos integrantes da cooperativa. “Nós do Sebrae sempre lembramos que quem trabalha junto vai mais longe. Os cooperados vão mostrar isso, estão unidos e preparados para crescer muito. E nós estaremos o tempo todo ao lado deles neste desenvolvimento”.

O parceiro responsável por compartilhar a cultura cooperativista com os motoristas foi o Sicredi, sistema de cooperativas de crédito, representado no lançamento pelo gerente da agência de Extrema, Edmar Alencar. “O cooperativismo é um modelo de trabalho que gera frutos para os cooperados e para a cidade. Temos orgulho de ter apoiado este movimento desde o começo e tenho a certeza de que eles farão muito sucesso”, afirmou.

Hoje, 48% (quase metade) de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma forma, por uma cooperativa. O cooperativismo é responsável por quase 11% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário brasileiro. Quando se fala das cooperativas de crédito são 916 instituições e mais de 10 milhões de cooperados. Se as cooperativas de crédito fossem uma única instituição financeira, já seriam o sexto maior banco do Brasil.

“Por tudo aquilo que o cooperativismo representa, temos que parabenizar os cooperados por seu esforço e engajamento. E temos a certeza de que o cooperativismo pode ser alternativa para outros setores também se unirem. Isto pode acontecer na agricultura, construtores, prestadores de serviços em geral, há muitas possibilidades” comentou o prefeito de Extrema, João Batista da Silva.

Volta às aulas movimenta a Coopertex

A primeira cooperativa fundada em Extrema foi a Coopertex, em 2016, reunindo os motoristas de vans que fazem o transporte escolar. Hoje, ela conta com 20 cooperados.

O grupo já está se preparando para o retorno das aulas na rede municipal de Extrema, e, numa reunião na prefeitura, contaram sobre as dificuldades enfrentadas ao longo da pandemia. “Cada um teve que se virar de uma maneira, fazendo bicos, vendendo morangos, alguns venderam a própria van”, explicou o secretário de Desenvolvimento, Adriano Carvalho.

A presidente da Coopertex, Shyrlei Ayres do Prado, lembrou de todas as dificuldades desde a fundação da cooperativa. “É muito difícil enfrentar tantos desafios e isso abala a confiança dos cooperados. Mas seguimos fortes, as aulas já vão retornar e assim o trabalho volta”, ressaltou.

Os integrantes da Coopertex cumprem uma série de exigências para garantir a segurança das crianças e oferecer tranquilidade para as famílias.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp