Notícias

Crown escolhe Extrema para aumentar vendas

Ações do Governo de Minas Gerais para facilitar investimentos conquistaram a marca de canetas premium

11 de fevereiro de 2022

Foto: Divulgação

Adriano Carvalho, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema e atual diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas

A Crown, uma das mais tradicionais fabricantes de canetas premium do país, é a mais nova marca a escolher Extrema para ganhar mais competitividade e agilidade no atendimento ao mercado. O investimento reforça a posição de Minas Gerais como o principal centro logístico do país.

Fundada em 1984, a Crown virou sinônimo de estilo e sofisticação na fabricação e na importação de canetas executivas. A empresa brasileira possui uma fábrica na Zona Franca de Manaus. No entanto, o avanço do comércio eletrônico exigiu que a empresa estivesse mais próxima dos grandes centros. E a exemplo de outras grandes marcas, optou por Extrema.

“Nossa base de clientes é composta por empresas e executivos. Portanto, estar próximo dos maiores centros econômicos torna a operação mais fácil e ágil. Manteremos a fabricação de parte dos produtos em Manaus, mas centralizaremos a distribuição e o e-commerce a partir de Minas Gerais”, afirmou o CEO da Crown, Luciano Neumann.

O Centro de Distribuição (CD) da Crown será instalado em um condomínio logístico em Extrema. A expectativa é que a transferência, que deve ser finalizada neste semestre, impacte entre 15 e 20 empregos diretos na cidade. 

Segundo a analista de promoção de investimento que trabalhou no projeto, Larissa Batista, “Minas Gerais vem se destacando como um polo logístico e a Invest Minas está atraindo centros de distribuição dos mais diversos segmentos, como o caso das Canetas Crown. Apesar de possuir uma indústria na zona franca de Manaus, toda a operação de distribuição e o e-commerce serão concentrados em Minas Gerais, isso porque o estado possui modais de transporte terrestre bem desenvolvidos com grande capilaridade e fácil acesso aos principais centros consumidores, além dos benefícios fiscais que são um grande atrativo para as empresas desse segmento”.

Mais vantagens

Além da posição estratégica, outro ponto foi importante para a Crown escolher se instalar em Minas Gerais: o ambiente empreendedor favorável. “Temos facilidade em vários pontos de Minas Gerais para o desembaraço de mercadorias vindas diretas dos portos, o que para nós é muito importante. Além disso, atualmente, o Estado possui maior clareza e segurança jurídica para termos acesso a benefícios fiscais e tributários”, concluiu o CEO.

Investimentos garantem empregos

Se por um lado a chegada das grandes marcas ao estado proporcionam uma entrega mais rápida, também garantem o crescimento do mercado de trabalho. Minas Gerais fechou o ano de 2021 com a geração acumulada de 305.182 empregos formais, resultado da admissão de 2.202.162 trabalhadores e do desligamento de 1.896.980, sendo o segundo estado brasileiro com o melhor resultado.

Extrema, mais uma vez, liderou a geração de empregos no Sul de Minas com 5.096 vagas criadas em 2021, 39% a mais do que o registrado em 2020, quando a cidade criou 3.647 vagas.

Em Minas Gerais, todos os setores registraram desempenho positivo, liderado por serviços (124.079), comércio (68.846), indústria (65.587), construção civil (31.804) e agropecuária (14.866), de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

À frente da diretoria de Atração de Investimentos da Invest Minas, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Adriano Carvalho, conta que o movimento de chegada das grandes marcas ao município ainda não terminou. “Hoje há importantes investimentos acontecendo em todo eixo Fernão Dias. Itapeva, Camanducaia, Cambuí e Estiva entraram no radar e estão se tornando destino para as empresas. Entretanto, Extrema continua sendo o principal destino para os investimentos e nos próximos meses mais algumas importantes empresas anunciarão sua chegada”, contou.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp