Fotos: Divulgação
Desde 2017, a Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolve um trabalho de valorização da história do município. Nesses anos, diversas ações foram realizadas visando produzir pesquisas sobre temas e períodos da história local. Além disso, buscou-se, através do Acervo Digital Regional de Extrema, reunir, digitalizar e disponibilizar à população documentos, fotografias, vídeos e outros itens importantes sobre fatos locais.
“Dentre os materiais recebidos, através de doação, destacamos uma série de vídeos do Projeto Memórias de uma Cidade”, contou o secretário de Cultura, Pablo Farina. São conteúdos produzidos a partir de 1986, que contêm entrevistas com cidadãos que tiveram importância na história de Extrema, tais como os ex-prefeitos Romualdo Alves Martins e Olinto Soares, o ex-vereador Waldomiro Antônio da Silva, além de Antônio Basaglia e Nicolino Pó.
No vídeo de Romualdo Alves Martins, que será exibido no domingo, dia 2, ele fala de acontecimentos importantes como a abertura da Rua João Mendes e da estrada da Embratel, e as primeiras iniciativas adotadas para viabilizar a implantação das primeiras indústrias de grande porte no município, como a Fundição Brasileira e a Climp Indústria de Parafusos.
A exibição dos vídeos do projeto tem como objetivo valorizar a memória dos moradores de Extrema. A Prefeitura Municipal agradeceu ao José Maria dos Santos (Kojak), proprietário da empresa F. K. Vídeos (responsável pela gravação desses conteúdos), que gentilmente cedeu cópia dos vídeos ao Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura. “Um agradecimento especial também aos senhores Alcebíades Alves Almeida, Alfredo Brito da Cunha, José Célio Simões (in memoriam) e Sebastião Gomes Pinto (in memoriam), que atuaram na idealização desse projeto junto à empresa F.K Vídeos”.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp