Notícias

Decreto municipal libera funcionamento do comércio em Extrema

O decreto nº. 3.765, publicado na segunda-feira, dia de 6 de abril, apresenta novas medidas temporárias e emergenciais em Extrema para o enfrentamento e prevenção de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). As regras, que abrangem os segmentos que estão liberados ou suspensos para funcionamento, são válidas até a próxima segunda-feira, dia 13 de abril.

08 de abril de 2020

Foto: Ilustrativa

corona-5174671_1920

Resumidamente, o documento assinado pelo prefeito de Extrema, João Batista da Silva, suspende as seguintes atividades: eventos, shows, festas, aulas, passeatas e o lazer em parques e pontos turísticos; clubes, boates, salões de festa; eventos religiosos, missas, cultos e encontros de cunho religioso; comércio ambulante.

No entanto, o destaque do decreto é a liberação de diversas atividades, como hotéis; restaurantes (que devem continuar estimulando o serviço de entrega/delivery); bares e lanchonetes (atendimento de até no máximo a metade de sua capacidade de público); academias e centros de ginástica e esportes; clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e manicures (com atendimento agendado).

Estes estabelecimentos comerciais que permanecerem abertos deverão adotar várias medidas de segurança para funcionamento. Intensificação de ações de limpeza; disponibilização de produtos de assepsia aos clientes e funcionários, especialmente álcool em gel 70%; impedir a aglomeração de pessoas, observando o distanciamento mínimo de 2 metros entre elas; adotar sistemas de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, são algumas das regras.

Além disso, os locais deverão estabelecer horários ou setores exclusivos para atendimento a pessoas consideradas do grupo de risco para a Covid-19. Ainda assim, o decreto recomenda isolamento social aos maiores de 60 anos, gestantes ou lactantes e portadores de doenças respiratórias crônicas. Leia a íntegra do decreto municipal aqui.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp