Foto: Divulgação
A inclusão de Extrema pelo deputado estadual Gustavo Mitre no Programa Alô Minas atendeu uma solicitação do vereador e presidente da Câmara, Leandro Marinho. O Programa Alô Minas vai contemplar mais de uma centena de municípios mineiros com o atendimento de distritos, comunidades rurais e povoados que ainda não possuem acesso à telefonia móvel.
O programa foi criado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) do governador Romeu Zema, com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e vai ampliar sobremaneira a cobertura digital em Minas Gerais, promovendo a inclusão tecnológica, a integração regional, turística e o fomento econômico nos municípios contemplados.
Em Extrema serão atendidas as localidades de Juncal, Tenentes e Salto. Estas três comunidades reúnem as maiores atrações turísticas do município. No Juncal estão o “Mirante de Minas”, o Centro de Treinamento Equestre, a “Prainha”, estabelecimentos comerciais, igrejas tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), escola, Unidade Básica de Saúde (UBS), além de inúmeras chácaras, sítios, vilas e residências.
Já no Tenentes, bairro da “Rota do Sol”, integrante do projeto das rotas turísticas do Programa de Regionalização Roteiros do Brasil, estão pesqueiros, cachaçarias, alambiques, bares, unidades hoteleiras e pousadas como é o caso do Extrema Clube e o tradicional Clube de Tiro.
No Salto, na Rota das Águas, abrangendo parte da Rota dos Ventos, estão em atividade o Parque da Cachoeira do Salto com restaurante, loja e base operacional do rafting e de outros esportes de aventura; a Cachoeira do Salto Grande, o belíssimo Pico do Lobo Guará (que oferece estrutura natural para o voo livre), o Apiário Flor Brasil, o Recanto do Ipê, Pousada Felicittá, bares de roça, a tradicional Cachaçaria do Salto, o Hotel Marina Bella e o Paraíso do Shimeji. Quanto à cultura histórica e religiosa, também se encontram no Salto a Capela de Nossa Senhora Aparecida (patrimônio cultural e histórico tombado pelo Iepha) e o Convento das Irmãs Ain Karin, do padre Antônio Maria. Esta região é uma das mais importantes do município e liga Extrema ao distrito turístico de Monte Verde.
Segundo o deputado Gustavo Mitre, esta é mais uma das ações que ele tem capitaneado para o município, em parceria com o vereador Leandro Marinho. Mitre ainda enfatizou que o seu gabinete na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) está à disposição da população extremense.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp