Notícias

Dia D contra febre amarela acontece no próximo sábado (25) em Extrema

15 de janeiro de 2020

Foto: Ilustrativa

syringe-5057119_1920

Crianças na faixa etária de quatro anos a menores de oito anos (até sete anos, 11 meses e 29 dias) que, em 2019, não tomaram as duas doses necessárias da vacina contra a febre amarela devem ser imunizadas contra a doença. Para isso, a Secretaria de Saúde de Extrema realizará o Dia D de vacinação em 25 de janeiro, sábado, das 08h00 às 17h00, na Sala de Imunização, localizada na Rua Presidente Kennedy, 355, Centro.

É importante que os responsáveis levem as cadernetas de vacinação da criança, pois também serão atualizadas com as vacinas disponíveis na Sala de Imunização.

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Seus sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela e está disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), podendo ser tomada em qualquer dia da semana, basta procurar a Sala de Imunização.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, mais de 3,1 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a febre amarela no estado. Com a chegada das chuvas e aumento das temperaturas, as medidas de prevenção contra a doença se tornam ainda mais importantes, uma vez que o período de maior probabilidade de ocorrência de casos da doença é entre os meses de dezembro e maio.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp