Notícias

Energisa explica mudanças no layout da conta de energia dos clientes no Sul de Minas

Com dois QR Codes, novo modelo inibe fraude e dá mais segurança aos clientes; informações fiscais da conta ficam em cima, enquanto os dados para pagamento estão na parte inferior

15 de outubro de 2022

Foto: Ascom/Energisa

Nova conta

Desde o dia 1º de outubro, o modelo da conta de luz dos clientes da Energisa no Sul de Minas Gerais mudou. Conforme determinação do governo, a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e. Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta, em tempo real.

Isso garante a confiabilidade das informações e do documento entregue ao cliente, inibindo fraudes. Além das cidades de Minas Gerais, o novo modelo de conta já está operando em outras unidades da Energisa e todas as distribuidoras do país terão que se adaptar.

Como fica? 

A primeira mudança será no alto da conta. Nele, há uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da Unidade Consumidora (UC) virão logo abaixo. Esse número não muda. Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ter descrito como DANF3E Documento Auxiliar da Nota Fiscal.

Além disso, haverá um novo QR Code, também na parte de cima. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente tem acesso às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado. Esse QR Code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os seus dados. 

No geral são as mesmas informações do modelo antigo em posições diferentes.

Histórico de consumo e formas de pagamento

Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo, continuam na conta, logo abaixo dos dados fiscais. Mas é na parte final da fatura é que está o QR Code para pagamento via PIX ou o código de barras. Ou seja, no QR Code de cima é possível verificar os dados fiscais da conta. O que fica embaixo é para pagamento com PIX da Energisa, onde o cliente ainda pode concorrer a “um ano de conta grátis”. 

Para saber mais sobre a nova conta, o consumidor pode buscar as agências ou um dos canais da Energisa. Todos estes meios foram reforçados para apoiar o cliente.

Composição da fatura

Além de conhecer as mudanças da conta, a Energisa ressalta a importância de entender a conta de energia e a composição da fatura, o que facilita na hora de acompanhar o consumo para identificar gastos extras no dia a dia e adotar práticas para economizar.

Pelo histórico de consumo, por exemplo, o cliente pode fazer um comparativo da média de energia consumida em relação aos últimos 12 meses e verificar se está utilizando mais ou menos energia no dia a dia, comparando sempre com os meses anteriores.

Mas é importante analisar a quantidade de dias faturados, uma vez que o período de leitura pode variar entre 27 e 33 dias.

Em caso de dúvidas sobre a nova fatura ou outros serviços, o cliente pode entrar em contato com a Energisa pelos canais de atendimento: www.energisa.com.br | App Energisa On | WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br | Call Center – 0800 70 10 326.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1258

03/12/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp