Notícias

Energisa inicia construção de subestação de energia e linha de distribuição

Obra trará maior segurança operacional e mais rapidez no restabelecimento da energia elétrica no município

09 de julho de 2020

Foto: Ascom/Energisa Sul-Sudeste

Fase-de-execucao-da-obra-de-linha-de-distribuicao-promovera-intervencoes-em-algumas-vias-da-cidade-e-areas-rurais

Para aumentar a capacidade energética de Extrema e a confiabilidade de disponibilidade de energia, a Energisa Sul-Sudeste iniciou a construção de uma nova linha de distribuição de 138 mil volts e também a sua segunda subestação (SE) no município, no Bairro Pires: a SE Extrema II, totalizando um investimento de cerca de R$ 14 milhões, beneficiando mais de 18 mil clientes já neste ano.

“A nova subestação será equipada com tecnologia de ponta, totalmente automatizada, o que trará maior segurança operacional e mais rapidez no restabelecimento da energia em momentos de emergência, como, por exemplo, durante eventos climáticos mais intensos”, explicou o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, Gabriel Alves Pereira Junior.

A nova linha de distribuição em Extrema terá uma extensão de 4,1 km e passará pelos bairros Pires e Godói, e também às margens da Rodovia Fernão Dias. Ela interligará a nova subestação ao sistema elétrico já existente no município e criará uma nova alternativa de distribuição de energia para a cidade.

“A construção da nova linha representa mais um grande investimento da Energisa Sul-Sudeste para Extrema e para o Sul de Minas. Ela fará a interligação da nova SE e de todo o sistema elétrico da cidade, ou seja, teremos muito confiabilidade operacional. Caso algum problema aconteça em nossa rede elétrica, estaremos prontos para atender com o nosso sistema interligado, impedindo que o nosso cliente fique por muito tempo sem energia.  Será um grande reforço energético para o município”, disse Gabriel Junior.

As obras estão a todo vapor e, segundo a empresa, seguem as mais modernas técnicas de construção e todos os protocolos existentes na legislação ambiental e nas normas de segurança.

Intervenções no trânsito

Durante a execução das obras serão realizadas algumas intervenções em trechos das vias por onde a linha de distribuição será construída (ruas Antonio Pereira Passos e Maria Inês de Souza, e Rodovia Fernão Dias, no Bairro Pires, e na Estrada do Bairro do Godói, no Bairro do Godói. Os locais contarão com sinalização.

“Como se trata de uma obra de grande porte será necessário promover intervenções em algumas ruas em determinados momentos durante a fase de execução. Isso poderá gerar algum impacto de mobilidade. Desde já pedimos a compreensão dos moradores que se localizam nestes trechos. Sabemos que a rotina sofrerá algumas alterações, mas elas são necessárias para que o serviço seja realizado com segurança para quem trafega pela região e também para as equipes de trabalho envolvidas no projeto”, ressaltou o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste.

Fase de execução da obra de linha de distribuição promoverá intervenções em algumas vias da cidade e áreas rurais

Vale ressaltar que a empresa já realizou diversos investimentos e melhorias no sistema elétrico que abastece Extrema e região. Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, a empresa modernizou com a troca de equipamentos a Subestação Extrema, atual estrutura que atende o município. Já em 2019, a Energisa Sul-Sudeste entregou a Linha de Distribuição de Alta Tensão de 138 mil vots, com cerca de 22 Km de extensão, que interliga a Subestação Bragança II ao município de Extrema. Ela representa, atualmente, uma alternativa de alimentação para a atual subestação de Extrema e duplicou o número de circuitos de fornecimento de energia para os municípios de Vargem, Extrema, Toledo, Munhoz, Itapeva e Camanducaia.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp