Notícias

‘Está sendo um ano de muito trabalho’, diz Walderrama, presidente da Câmara, ao fazer balanço semestral de 2022

30 de julho de 2022

Gráficos: Ascom/Câmara Extrema

Presidente da Câmara, Sidney Soares Carvalho (Walderrama)

Na ótica do presidente da Câmara, Sidney Soares Carvalho – Walderrama, os seis primeiros meses de 2022 foram marcados pelo intenso trabalho, a continuidade qualitativa do serviço público e o compromisso no atendimento social. Em números, o balanço foi altamente positivo e mesmo durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 manteve a excelência do funcionalismo cidadão.

“Estamos atravessando um período sanitário que vem imprimindo cuidados necessários aliados aos comportamentos e às mudanças sanitárias fundamentais para a manutenção da qualidade da saúde da nossa gente. É neste cenário de zelo por nossa comunidade que continuamente adotamos regras conscientes de conduta voltadas para a responsabilidade social, ou seja, mantendo o atendimento remoto via aplicativos de conversas e o fortalecimento da comunicação em todos os nossos canais de comunicação. O atendimento presencial também passou por adaptações que hoje reflete na assiduidade do trabalho prestado por todo o nosso corpo legislativo. Outro fator colocado em primeira mão foi a adoção de novos formatos de comunicação para dar maior transparência aos atos institucionais e aproximar cada vez mais o munícipe da esfera legislativa. O debate social e o maior envolvimento popular nas decisões que tramitam na Casa tornaram-se fatores prevalecentes nas pautas defendidas pelos 11 vereadores”, disse Walderrama.

Segundo o vereador, é primordial destacar que as proposições continuam envolvendo temas como a saúde do extremense, o investimento em áreas como educação, ação social, meio ambiente, saneamento básico, iluminação e segurança pública, esporte e lazer, turismo e cultura, além de outras pastas que sugerem melhorias da qualidade de vida da comunidade.

De acordo com o levantamento, foram discutidos e votados durante os primeiros seis meses um total de 156 projetos de lei, nove projetos complementares e dois de resolução, totalizando assim 167 proposições – oriundas da iniciativa dos vereadores, da mesa diretora e também de autoria do Executivo. Os projetos que continuam em trâmite na esfera legislativa contabilizam 47 no total. Encerrados somam 120.

Atividade legislativa

Nos primeiros seis meses foi aberto espaço para a discussão de questões relevantes para o desenvolvimento de Extrema. Através das duas edições das Audiências Públicas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Casa debateu diversos assuntos, como, por exemplo, a acessibilidade, a geração de mais emprego e renda, o fomento industrial e a organização de espaço público. Também foram realizadas 17 reuniões ordinárias, seis sessões extraordinárias, além de reuniões semanais das comissões e a retomada de eventos institucionais.

Mesmo com o progressivo avanço da vacinação contra a Covid-19 e a consequente redução dos casos de contaminação, não foram deixados de lado os cuidados sanitários essenciais. “A atual composição da mesa diretora e todo o corpo parlamentar priorizam o envolvimento com a comunidade na busca por melhorias para diversos setores municipais. Saber o que o cidadão precisa é uma postura que precisa fazer parte do dia a dia dentro e fora da Câmara. Nestes primeiro semestre de 2022 galgamos bons resultados no trabalho social e a máquina legislativa continua funcionando a todo vapor para trazer respostas e resultados às demandas das nossas famílias”, acrescentou o presidente da Casa.

Saldo positivo

Walderrama destacou ainda que os números evidenciam um acelerado crescimento nos registros de proposições por parte da Casa. “Janeiro a julho deste ano foi um período muito produtivo, pois a mesa diretora, apoiada pelos edis, realizou um trabalho coerente, mantendo postura séria com as coisas públicas e ampla transparência dos atos institucionais. Trabalhamos com bastante empenho para transformar as reivindicações da comunidade em realidade”, finalizou. Destaque para as votações que estão trazendo benefícios à saúde das pessoas em estado de vulnerabilidade social, principalmente durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp