Foto: Divulgação/ONG ImageMagica
A fotografia é uma linguagem universal e pode trazer ensinamentos transformadores sobre o olhar à nossa volta. Buscando ampliar a percepção dos estudantes da Escola Estadual Alfredo Olivotti, em Extrema, o Ministério da Cidadania e Grupo GR (referência nacional na prestação de soluções de segurança e outros serviços) apresentam o Escola do Olhar. O projeto, realizado pela ONG ImageMagica, que promove o desenvolvimento humano por meio da fotografia, tem o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. A ação começou na quinta-feira, 17 de junho, e segue até o dia 2 de julho.
Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos recebem todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde podem aprender técnicas de luz e enquadramento e conhecer a história de fotografia. Além disso, existem atividades para fotografar a partir do tema “Uma mensagem para o futuro”, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de criar um diálogo entre o os alunos e seu próprio cotidiano.
Segundo a coordenadora do projeto, Andreza Portela, os alunos estão se adaptando a novos formatos de aula aos poucos. “Sugerir uma atividade diferente, divertida e, ao mesmo tempo, segura (por ser no formato online) pode contribuir com o desenvolvimento e aprendizado destes participantes. Mesmo com atividades remotas, a equipe do projeto acompanha diariamente a evolução dos alunos participantes”.
Exposição: Olhares Compartilhados
No final das atividades, as fotografias realizadas pelos alunos se transformarão em uma exposição: um caminhão da ONG, adaptado com tecnologias de fotografia e de impressão, levará os ensaios até a escola dos participantes de forma itinerante. Dessa forma, eles poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp