Notícias

Extrema recebe da Universidade de Coimbra cópias de documentos de Thomaz Roby

06 de janeiro de 2022

PT – Arquivo da Universidade de Coimbra – Universidade de Coimbra (F). Cota: IV-1ªD-1-2-16_fl_178. © AUC | Arquivo da Universidade de Coimbra

LEGENDA NO WORD

Em dezembro de 2021, a Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Cultura, recebeu do Arquivo da Universidade de Coimbra (Portugal) cópias de documentos relacionados a Thomaz Roby de Barros Barreto do Rego: ouvidor da Comarca do Rio das Mortes (Minas Gerais), o qual, em 1749, a partir de uma ordem de Gomes Freire de Andrade, fez uma demarcação dos limites entre a Capitania de Minas Gerais e o Governo de São Paulo.

A historiadora responsável pela Divisão de História da Prefeitura de Extrema, Rafaela Ferreira da Silva, explicou que o interesse que os munícipes demonstraram pela exposição virtual “O Morro do Lopo e a Demarcação de Thomaz Roby (1749)” e a força dessa demarcação foram fatores que a motivaram a contatar a Universidade de Coimbra para solicitar cópias de documentos sobre Thomaz Roby.

“Foi com alegria que recebemos cópia dos documentos relacionados a Roby, uma vez que através desses itens, conheceremos aspectos da vida acadêmica dessa figura histórica, que se formou em Cânones (1735) e em Leis (1738). Essa ação tornou-se possível graças à cooperação do Gabinete do Prefeito, de Karina Rubin, da Gerência de Contabilidade, da Procuradoria Jurídica, de Lucas Saes Peres Nascimento e de Guilherme Saes Peres Nascimento. Também manifestamos nossa gratidão à Direção do Arquivo da Universidade de Coimbra e aos servidores envolvidos nesse trabalho”, disse Rafaela.

O secretário de Cultura, Pablo Farina, lembrou que a Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Cultura, vem trabalhando desde 2017 para reunir e valorizar documentos relacionados à história de Extrema, “e, nesse contexto, esta é mais uma ação importante para o município”.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1213

22/01/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp