Notícias

Fique por dentro do cadastro cultural e do #Extremadendicasa

Saiba ainda sobre o Edital Emergencial de Cultura e os eventos cancelados devido à pandemia

03 de julho de 2020

Foto: Carolina Lemes

WhatsApp-Image-2020-07-03-at-19.03.29-550×300

Gazeta da Cidade conversou com o secretário de Cultura de Extrema, Pablo Farina, nesta semana, sobre as diversas ações que o setor está realizando no município, mesmo com a crise do novo coronavírus (Covid-19). Porém, devido à pandemia, as atividades estão acontecendo de forma online.

Cadastro cultural

A secretaria acabou de lançar um cadastro cultural, para que todas as pessoas envolvidas com cultura na cidade possam se inscrever e, assim, constar no futuro mapa cultural do município. “Com esse inventário teremos esses artistas mais próximos e conheceremos todos eles”, destacou Pablo Farina – o cadastro está disponível no link: https://bit.ly/2BA36Yo.

Além disso, essa lista também valerá para a Lei 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc, sancionada nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro e que vai liberar R$ 3 bilhões em auxílio financeiro para a cultura durante a pandemia. Os recursos serão repassados a estados e municípios. “As cidades devem ter esse cadastro para que os artistas possam ser beneficiados pela lei”, explicou o secretário de Cultura.

Festival #Extremadendicasa

O Festival #Extremadendicasa foi criado pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de levar entretenimento para dentro das casas dos moradores de Extrema durante a pandemia. A ação prevê a publicação de conteúdos culturais de diversas áreas com apresentações voluntárias dos artistas locais.

“Já lançamos alguns vídeos do festival com projetos da Secretaria de Cultura, como a Orquestra Sinfônica, por exemplo, e agora vamos lançar os festivais de música (MPB, rock, rap e sertanejo), dança e teatro que acontecerão neste mês de julho”, contou Pablo Farina. “Vale ressaltar que não paramos com as aulas dos nossos projetos, que acontecem agora de forma online”, complementou.

Ainda a respeito do #Extremadendicasa, o secretário de Cultura disse que também serão realizadas ações com dicas da biblioteca e sobre o patrimônio histórico da cidade, e a história do município através do Acervo Digital que possui documentos antigos digitalizados, mapas, fotos, vídeos.

Acompanhe abaixo a programação completa do festival online:

Edital Emergencial de Cultura

Pablo Farina também contou em primeira mão à Gazeta sobre o Edital Emergencial de Cultura Dentro de Casa, aprovado pela Câmara Municipal e que, em breve, deve ser sancionado pelo prefeito João Batista da Silva. “A medida visa tender as demandas dos artistas extremenses. Em breve as pessoas poderão acessar o edital e fazer a inscrição, com envio de vídeo – até 25 vídeos serão selecionados. Mais detalhes estarão no edital”, disse.

Papo Cultural

O departamento montou um estúdio onde está sendo gravado o Papo Cultural, que são entrevistas com pessoas que trabalham com as mais diferentes formas de cultura na cidade. As gravações vão ao ar nas plataformas digitais da secretaria e prefeitura.

Eventos cancelados

“Cancelamos todo o Festival de Inverno e também o Extrema Motofest, devido à pandemia da Covid-19”, afirmou o secretário de Cultura. A Festa do Peão de Extrema também deve ser cancelada, porém ainda não há nada oficial sobre este assunto.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp