Notícias

Gazeta questiona Copasa sobre persistente falta de água em diversos bairros de Extrema

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) respondeu a alguns questionamentos da Gazeta da Cidade sobre os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Extrema. Entre eles, a persistente falta de água em diversos bairros do município. Segundo a empresa, as interrupções geralmente são causadas por vazamentos não aflorantes. “Nesses casos, a equipe técnica é mobilizada para realizar as manutenções de maneira rápida, para que o abastecimento possa ser recuperado o mais breve possível”, afirmou.

10 de fevereiro de 2021

Foto: Ilustrativa

hand-1576418_1920-550×300

Ainda de acordo com a Copasa, outras situações que causam as interrupções no fornecimento de água são os rompimentos de adutoras e de redes durante as obras de construção de galerias pluviais e instalação de postes da concessionária de energia, principalmente nas regiões da Bauducco e do Bairro dos Pires. “Para sanar os rompimentos é necessário interromper o abastecimento, momentaneamente, para realizar os reparos”.

Diversas obras para ampliação das redes de distribuição de água, aumento da produção e reservação e também ampliação das redes coletoras de esgoto sanitário estão em andamento ou programadas, ainda para o primeiro semestre de 2021, em Extrema, conforme informou a companhia.

A cor da água nas torneiras, ora esbranquiçada, ora em tom terroso, também foi questionada. A Copasa então afirmou que a água distribuída no município está dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente e que realiza análises antes, durante e depois do processo de tratamento, para garantir a potabilidade da água.

“A coloração esbranquiçada na água é decorrente da pressurização nas redes de abastecimento de Extrema. Já o tom terroso foi causado devido à manutenção nas redes de abastecimento, após descargas para a lavagem, fator que não provocou alteração nos padrões de potabilidade da água distribuída à população”, diz a empresa.

A agência de atendimento da Copasa em Extrema está localizada na Praça do Japão, s/n. O atendimento no local está sendo feito mediante agendamento, devido à pandemia de Covid-19. A marcação de dia e horário precisa ser realizada por meio do link www.agendamento.copasa.com.br ou pelo telefone 0800 0300 115. Caso o cliente não tenha cadastro, ele fará um cadastramento simplificado para prosseguir com a solicitação. No link, o usuário pode ver o horário de atendimento da agência e os dias e os horários disponíveis.

A Copasa também disponibiliza canais digitais no site www.copasa.com.br / “Fale Conosco”; no e-mail faleconosco@copasa.com.br; no aplicativo Copasa Digital; e possui a central de atendimento telefônico, no número 115, gratuitamente, 24 horas por dia.

Vale lembrar que a Prefeitura de Extrema está analisando estudos de viabilidade para dar continuidade ao processo de contratação da nova empresa que oferecerá os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município, substituindo a Copasa, atual concessionária, alvo de muitas reclamações dos consumidores e cujo contrato foi extinto pelo Executivo em 2020.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp