Notícias

Grupo de Teatro Névoa, de Extrema, se apresenta em festival nacional de teatro digital

20 de janeiro de 2022

Foto: Carlos Adrielton

Grupo se apresenta com ‘Godot não virá hoje!’

O Festival Niterói em Cena RESISTE! acontecerá entre 25 e 30 de janeiro. É um evento de conclusão de um programa de capacitação em teatro virtual iniciado em outubro de 2021, com 30 apresentações de 20 cidades brasileiras, entre elas, Extrema.

O programa contou com quatro módulos de oficinas, com a intenção de trazer noções de ferramentas e possibilidades artísticas para o teatro digital, com os professores Juracy de Oliveira, Letícia Leiva, Miwa Yangizawa e Rodolfo García Vázquez.

O ator extremense Eduardo Sabion participou da capacitação e, através do Grupo de Teatro Névoa, dirigiu e produziu ‘Godot não virá hoje!’, uma peça-filme que liga as cenas curtas ‘Catástrofe’, ‘Balanço’, ‘Improviso de Ohio’ e ‘Ato sem palavras II’, do dramaturgo irladês Samuel Beckett, à peça ‘Esperando Godot’, do mesmo autor, reconhecido por reinventar a linguagem teatral e criar o teatro do absurdo.

No espetáculo digital, um ator e uma atriz existem: repetidamente executam suas rotinas e juntos interpretam alguns dos vagabundos beckettianos, enquanto resistem à passagem do tempo esperando, mais uma vez, por um Godot qualquer que não vem nunca.

As gravações, com direção de fotografia de Carlos Adrielton e assistência de Millena Barbosa, aconteceram no Cine Teatro Municipal ‘Fábio Andrade de Oliveira’, com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Extrema e com cenografia de Sandra Cosmo e Edivaldo Martins, adereços por Fátima Sabion e caracterização por Marília Lavorenti, seguindo a mesma maquiagem criada para o espetáculo ‘Esperando Godot’, apresentado em 2016 pelo grupo.

No elenco, o ator Eduardo Sabion, a atriz convidada Eduarda Morais e participação especial do ator Gabriel Cosmo, com voz in-off da atriz Lara Rocha, também responsável pela iluminação do espetáculo, criada pelo iluminador cênico Valbieres Lopes. Na trilha, tocada ao vivo pelo flautista Christian Lavorenti, também se destaca ‘Moonlight Sonata’ de Bethoveen, no teclado.

Estreia no festival

Um trecho da peça, a cena “Ato sem palavras II”, estreará na programação do festival na quarta, dia 26 de janeiro, às 20h00, com transmissão pelo YouTube (https://bit.ly/niteroiemcena). Depois o projeto completo seguirá em temporada virtual pelas redes da própria companhia (https://bit.ly/gruponevoa).

O Niterói em Cena RESISTE! é um projeto patrocinado com recursos do Fundo Internacional de Ajuda para Organizações de Cultura e Educação 2021 do Ministério das Relações Exteriores da República Federal da Alemanha, do Goethe-Institut e de outros parceiros: www.goethe.de/hilfsfonds.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1229

14/05/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp