Notícias

Grupo de Teatro Névoa no Festival #Extremadendicasa

28 de julho de 2020

Theatre Props Illustration

Cinco atores de uma companhia brasileira tentam montar um espetáculo de teatro, oferecendo e abrindo caminhos de diálogo por meio de laboratórios e improvisações que compõe o processo de criação e construção dos personagens. Durante esse jogo metateatral são abordadas as inquietações, aspirações, dificuldades, angústias, e a procura de um grupo de artistas de teatro, num descaminho diante de seu mundo e da própria profissão, enfrentando a situação de isolamento social que provoca uma crise de consequências ao trabalho da companhia, representadas através de alegorias e metáforas continuadas, com mensagens claras e atemporais de resistência e busca pela liberdade e por direitos humanos.

O texto é inspirado na obra ‘Um Grito Parado no Ar’, de Gianfrancesco Guarnieri, escrito como metáfora à ditadura e montado pelo Grupo de Teatro Névoa em 2017 como metáfora ao período pós-impeachment que o país enfrentava e agora, em 2020, serve como releitura do período turbulento que vivemos. Nessa nova adaptação da companhia, feita pelo ator Eduardo Sabion, foram incluídos também textos atemporais de Shakespeare, Tchekov, Brecht, Ibsen e Beckett, entre outras referências que refletem sobre a importância das artes, a profissão dos artistas e outros períodos em que o teatro precisou parar e se reinventar para sobreviver às tragédias humanas.

Com as atividades suspensas desde março, o elenco produziu vídeos caseiros no Instagram para manter a programação da mostra de experimentos que faria no palco em abril e maio. Agora, atendendo voluntariamente ao convite da Secretaria Municipal de Cultura para compor a programação do Festival #Extremadendicasa, os atores Eduardo Sabion, Luana Gasparetto, Eduarda Morais, Marília Lavorenti e Lara Ferreira representam a si mesmos e outros personagens em ‘Um (outro) Grito Parado no Ar’.

A peça, gravada no Cine Teatro de Extrema, será exibida no canal do Youtube da Secretaria de Cultura, na terça-feira, 28 de julho, a partir das 20h00.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp