Notícias

“Hoje, a prefeitura conduz mais de 100 projetos ao mesmo tempo”, conta o prefeito João Batista

28 de dezembro de 2021

Foto: Osmar Paulino

Prefeito João Batista e seu vice Juliano de Toledo

Em entrevista para a Gazeta da Cidade, nesta semana, o prefeito de Extrema, João Batista da Silva, abordou as principais obras do ano, o investimento na zona rural, na saúde e na educação, os projetos para 2022 e muito mais. Atualmente, a Prefeitura Municipal conduz mais de 100 projetos simultaneamente.

Gazeta: Faça um balanço sobre 2021 em Extrema.

João Batista: De todos os cinco anos de nossa gestão, 2021 foi o ano em que a gestão municipal mais produziu, porque a prefeitura bateu todos os recordes de investimento, o maior de toda a sua história. Este primeiro ano do segundo mandato foi um pouco ofuscado pela pandemia, mas olhando para os números de obras e projetos entregues e em fase de execução, 2021 foi um ano de muito trabalho.

Hoje, a prefeitura conduz mais de 100 projetos ao mesmo tempo, sendo que nenhuma obra está parada, ou seja, tudo em dia, e com recursos em caixa de aproximadamente R$ 120 milhões. É um balanço muito positivo, um dos melhores que podemos apresentar para a nossa população num primeiro ano de gestão. E vamos entregar ainda mais resultados para os extremenses.

Gazeta: Qual obra mais mexeu com você neste ano?

João Batista: Todas as obra são especiais, mas quando você pega uma obra como, por exemplo, do Extrema Futebol Clube, traz muita emoção para nós porque é uma história bonita que esse local tem com a cidade, que impacta diretamente a vida de muitas pessoas que passaram por aqui, todo o antepassado da nossa cidade passou por esse local e isso relembra uma época em que Extrema não tinha oportunidade para ter um esporte que conseguisse atender todas as crianças, nós que fomos crianças aqui sabemos disso, era um sonho conseguir pisar naquele gramado. Hoje, fico feliz por essa obra e também por conseguir colocar dentro de todo o município várias estruturas, fazendo com que esse sonho seja realidade para toda a garotada do município. Mudamos toda a concepção do esporte na nossa cidade e ainda temos muito a garimpar.

Gazeta: A zona rural tem recebido muita atenção da gestão municipal. Fale sobre as obras nesta área.

João Batista:  A zona rural foi e é um pilar muito importante da nossa gestão, precisávamos olhar para a população desta área com mais carinho e compromisso, e foi isso que fizemos. Hoje, eles conseguem ter uma qualidade de vida melhor, com a melhoria das estradas e pontes. Além disso, é possível economizar um grande volume de recurso público em termos de manutenção. Antes, em época de chuva, a gente gastava muito para poder manter a estrada em condição de tráfego, agora temos qualidade de vida para o homem de campo e economia no caixa da prefeitura, o que proporciona investimentos em outras áreas.

Somente neste ano de 2021, construímos 30 pontes na zona rural. Nossa meta é fechar nossa gestão com nenhuma ponte para construir, ou seja, com todas as pontes do município reformuladas. Nos últimos anos, já não tivemos nenhuma manutenção de ponte, isso é a transformação que estamos fazendo na área rural.

Na Educação, entregaremos no primeiro semestre de 2022, a escola do Salto, na zona rural, será uma escola modelo, que terá um pouco da parte agrícola sendo linkada com a educação básica. Além disso, estamos desenhando um projeto de unidade escolar muito interessante para os bairros do Juncal e Pessegueiros. Sem contar todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que colocamos à disposição da área rural. Nesta gestão, Extrema ficará com 100% de cobertura com os PSFs estruturados, para que possamos implementar, de fato, uma saúde preventiva de qualidade.

Gazeta: Cite os principais projetos para 2022.

João Batista: Nós temos obras importantes na área do Turismo, como a Estrada Parque da Serra; a obra do Cristo Redentor, que será uma demarcação da cidade; 11 praças dos bairros em andamento; haverá ainda um desbravamento muito grande da região onde será a nossa Cidade Nova; o prosseguimento da obra na Avenida Luiz Gabellini no segundo módulo, conectando com outra avenida e formando um grande anel rodoviário; entregaremos também a Avenida João Gilli Neto, outro eixo importante de desenvolvimento, ligando todos os nosso bairros com a cidade de forma mais rápida. É uma gestão que vai entregar, concretizando oito anos de governo, o maior investimento em sistema viário da história de Extrema.

Gazeta: Quer acrescentar mais alguma coisa?João Batista: Aproveito para agradecer todos os funcionários da prefeitura que lutam com a gente durante todo o ano. Este foi um ano difícil devido à pandemia. Quero abraçar todos os funcionários da prefeitura, em meu nome e em nome do Juliano, agradecer meu time de liderança, formado por secretários, gerentes, supervisores e chefes. Agradeço, também, ao Poder Legislativo por ajudar a aprovar e conduzir tantos projetos pela nossa cidade. Desejo a todos um novo ano de muito sucesso, luz, fé e conquistas, com força para continuar atravessando esse período difícil de pandemia.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp