Notícias

Indicação do vereador Juninho da Dello começa a virar realidade em Extrema

13 de julho de 2020

Imagens: Divulgação

Usina-termoquímica-550×300
Vereador-Edvaldo-de-Souza-Santos-Junior-Juninho-da-Dello-300×246
Indicação do vereador Juninho da Dello começa a virar realidade em Extrema

O vereador Edvaldo de Souza Santos Junior (Juninho da Dello) fez a Indicação nº 98, no início de 2019, solicitando ao Poder Executivo a implantação de uma usina termoquímica para transformar o lixo em energia, além de aproveitar os resíduos do aterro sanitário.

“A medida é necessária devido à escassez de espaço destinado ao lixo no aterro municipal, e também vamos proteger o meio ambiente. Esse projeto de implantação de uma usina será um grande avanço ambiental em nossa cidade, transformando o lixo em energia elétrica e, consequentemente, trazendo receita para Extrema”, destacou Juninho.

Vereador Edvaldo de Souza Santos Junior (Juninho da Dello)

A alternativa escolhida pelo Executivo foi a construção de uma Usina Termoquímica de Geração de Energia (UTGE), onde os resíduos sólidos produzidos no meio urbano serão transformados em energia. As principais vantagens da UTGE são a redução da necessidade de área de disposição final de resíduos (em relação a um aterro sanitário), a eliminação de riscos de contaminação ambiental de solo, água e ar, o aproveitamento energético de resíduos, com geração de um ativo econômico, além da redução de emissões de gases de efeito estufa, contribuindo com a Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas.

A obra tem o valor aproximado de R$ 3,4 milhões e já foi licitada. Extrema será a segunda cidade a utilizar essa tecnologia em Minas Gerais e garantirá não somente a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos, como também a geração de receita a partir da venda da energia elétrica produzida e do custo evitado de disposição final de resíduos sólidos, revertendo em ações de melhoria à população extremense. (Com informações da Prefeitura de Extrema)

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp