Notícias

Inscrições para o Fies começam nesta quarta-feira (5)

04 de fevereiro de 2020

Ilustrativa

laptop-3087585_1280

As inscrições para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2020 têm início na quarta-feira, dia 5, e seguirão até o dia 12 de fevereiro. Para se cadastrar basta acessar o site fies.mec.gov.br. Serão disponibilizadas 100 mil vagas neste ano.

O Fies é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores ofertados por instituições não gratuitas aderentes ao programa. Com o novo Fies, há duas modalidades diferentes que possibilitam juro zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Em ambas as modalidades, o aluno só começa a pagar a dívida (financiamento) depois de se formar.

Modalidade juro zero

Quem quiser se candidatar à modalidade de juro zero deve possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos; ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançado ao menos 450 pontos de nota média, além de não ter zerado a redação. Nesta modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.

Modalidade P-Fies

Já para estudantes com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos, as condições do financiamento, a juros mais baixos, são negociadas com algum agente financeiro que fica responsável pelo contrato. Esta modalidade é denominada Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Resultado

Segundo o Ministério da Educação, o resultado desta primeira pré-seleção do Fies deve ser divulgado no dia 26 de fevereiro. Aqueles que não forem pré-selecionados, podem ir para uma lista de espera, aguardando por alguma desistência na inscrição.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp