Ilustrativa
As inscrições para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no primeiro semestre de 2020 têm início na quarta-feira, dia 5, e seguirão até o dia 12 de fevereiro. Para se cadastrar basta acessar o site fies.mec.gov.br. Serão disponibilizadas 100 mil vagas neste ano.
O Fies é uma ação do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento a estudantes em cursos superiores ofertados por instituições não gratuitas aderentes ao programa. Com o novo Fies, há duas modalidades diferentes que possibilitam juro zero e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Em ambas as modalidades, o aluno só começa a pagar a dívida (financiamento) depois de se formar.
Modalidade juro zero
Quem quiser se candidatar à modalidade de juro zero deve possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos; ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e alcançado ao menos 450 pontos de nota média, além de não ter zerado a redação. Nesta modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda.
Modalidade P-Fies
Já para estudantes com renda familiar bruta mensal de até cinco salários mínimos, as condições do financiamento, a juros mais baixos, são negociadas com algum agente financeiro que fica responsável pelo contrato. Esta modalidade é denominada Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
Resultado
Segundo o Ministério da Educação, o resultado desta primeira pré-seleção do Fies deve ser divulgado no dia 26 de fevereiro. Aqueles que não forem pré-selecionados, podem ir para uma lista de espera, aguardando por alguma desistência na inscrição.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp