Fotos: Ascom/Festival de Boteco
A final do 12º Festival de Boteco de Extrema foi realizada no Nosso Quintal Food Park, no domingo, dia 28 de novembro. O público compareceu em peso para conferir o campeão da edição: Itália Express. O empreendimento apresentou o prato elaborado com ingredientes da mesa mineira na releitura do “Porco à Paraguaia”.
O preparo consistiu na utilização de panceta – que é uma parte suína bastante utilizada na gastronomia local – com ingredientes da terra. Após ser grelhado na churrasqueira, o quitute recebeu purê de batata com queijo meia cura, couve crispy, pimenta biquinho e torresmo. O empreendimento faturou R$ 5 mil e os elogios de uma bancada formada por renomados chefs de cozinha. Cinco outros ganhadores receberam o cheque de R$ 1 mil cada.
Os chefs Otacílio Azevedo e Fábio Azevedo, da Itália Express, elogiaram a organização do evento. “Estão todos de parabéns! Todos os empreendimentos se dedicaram no preparo. O festival mostra a grandiosidade da nossa culinária e releva a referência da culinária mineira. É um orgulho poder representar os sabores mais genuínos de Extrema”, destacaram.
“Cada prato trouxe uma peculiaridade. Os petiscos valorizaram os ingredientes locais, assim como o comércio e agricultura familiar dos quatro cantos do município. A proposta desta edição – os ‘120 Anos de Extrema’ – deu água na boca só de olhar. Foi uma disputa acirrada e recheada de deliciosos temperos”, disseram os secretários de Turismo e de Cultura de Extrema, Ana Paula Odoni e Pablo Farina.
Durante toda a tarde aconteceram a cozinha show com chef Edson Puiati e apresentações das bandas Corda Bamba e Rita Lee Cover Oficial & Banda Rock’nboles. “É uma satisfação poder contar com grandes parceiros que acreditam e valorizam as mais manifestações culturais. Reitero a minha gratidão no engajamento e apoio da Energisa e da empresa Fagor na promoção do festival. Parabenizo também cada empreendimento gastronômico que esteve conosco nesta empreitada. Ano que vem tem mais!”, ressaltou o prefeito João Batista.
O evento foi viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e contou com o patrocínio da Energisa e das Secretarias de Cultura e Turismo da Prefeitura de Extrema. A gestão foi por conta da Nossa Senhora das Produções, Nossa Produtora e Espaço Ampliar, com realização da Secretaria de Governo do Estado de Minas Gerais – Governo Diferente Estado Eficiente.
Saiba tudo sobre o festival no site: https://festivaldebotecoextrema.com.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp