Notícias

Kurihara, uma empresa que faz parte da história e da comunidade de Extrema

Na semana passada, os Supermercados Kurihara, de Extrema, lançaram a sua tradicional Promoção de Aniversário. Já são quase três décadas sorteando valiosos prêmios aos seus clientes. Nesta edição será sorteado um automóvel Fiat Mobi 0 km.

05 de dezembro de 2020

Kurihara, uma empresa que faz parte da história e da comunidade de Extrema

Esta seria mais uma promoção patrocinada pela empresa, não fosse o fato que 2020 marca os 45 anos de fundação da empresa. Foi em 1975 que nasceu o embrião dos Supermercados Kurihara de hoje.

A EDUCAÇÃO COMO PROPÓSITO

Quando uma empresa nasce, invariavelmente, seu objetivo é ser fonte de renda e sustento ao seu empreendedor. Com os Supermercados Kurihara também foi assim, mas a educação dos filhos do casal de fundadores acabou sendo fator determinante no surgimento da empresa.

Em meados da década de 70, do século passado, o filho mais velho do casal de agricultores Paulo e Alice Kurihara chegava à idade escolar. Na Extrema daquela época não existia transporte público no bairro do Godói e também não existia escola. Determinados a educar seus filhos, mudaram-se para a cidade e a necessidade de sustentar a família os transformou em comerciantes. Inicialmente Paulo optou por trabalhar como caminhoneiro, mas ficou pouco tempo na atividade. Logo depois fundou uma mercearia, localizada na esquina das ruas Governador Valadares e Benjamim Constant. Já Alice, que quando jovem trabalhara em um restaurante de sua família, na cidade de Bragança Paulista, montou uma loja de armarinhos, perfumaria e utilidades para o lar, na Praça Presidente Vargas.

As duas empresas mantiveram-se em endereços distintos até 1985, quando concentraram suas atividades num imóvel da Praça Presidente Vargas, 89, onde funciona hoje a sede da empresa. O novo endereço unificou as duas empresas, adotando o formato de autosserviço, que se difundia pelo país.

No ano de 1994, o filho mais velho do casal, Milton, já formado e trazendo a experiência adquirida em empresas por onde passou em São Paulo, juntou-se à administração da empresa. Passos semelhantes também foram seguidos pelos irmãos Claudio e Marcos, que formados passaram por experiências profissionais em outras empresas, antes de assumirem um posto na direção do supermercado.

Com o passar dos anos, com o desenvolvimento da cidade, a loja da praça Presidente Vargas ficava pequena para o crescente número de clientes. Em 15 de dezembro de 2001, foi inaugurada a segunda loja na Avenida Alcebíades Gilli. Com amplos espaços, com completa linha de produtos e serviços, em sintonia com as tendências para o setor à época. Nos anos seguintes, as duas unidades da empresa foram ampliadas e modernizadas, seguindo a forte expansão econômica e populacional vivida pelo município na primeira década deste século. Este período também foi marcado por tendências e pelo surgimento de um consumidor que buscava qualidade e bons preços.

No ano de 2006, os Supermercados Kurihara se associaram ao Grupo União de Supermercadista, de Itajubá, uma associação de empresas do setor com a finalidade de adquirir produtos com preços mais vantajosos em função do maior volume negociado com fornecedores. Aquela associação se transformou na Rede Ilustre de Supermercados, uma central de negócios, que teve sua sede mudada para Pouso Alegre. Lá possui um centro de distribuição com mais de 20 mil metros quadrados, que abastece 46 lojas associadas em todo Sul de Minas. A Rede Ilustre tem os Supermercados Kurihara como um dos seus maiores parceiros.

Em setembro de 2016, os Supermercados Kurihara inovaram com a criação do Kurihara Delivery, abrindo a possibilidade para seus clientes fazerem compras pela internet. A empresa foi pioneira na implantação do serviço. Neste ano, a empresa implantou o sistema de atacarejo, que dá desconto a clientes que necessitam comprar mais unidades de um mesmo produto.

INSERIDO NA COMUNIDADE

A longa história da empresa tem em seu curso uma relação com a comunidade que vai além de vendedor/cliente. Um traço marcante da empresa é o apoio dado a ações solidárias, culturais e esportivas. Em 2004, a empresa desenvolveu seu Programa de Responsabilidade Social. Além de apoiar ações da comunidade, o programa criou ações que ficaram marcadas e entraram para o calendário de eventos da cidade, como o Arraiá da Amizade, festa junina solidária, e a Chegada do Papai Noel. Os dois eventos foram cancelados este ano por conta da pandemia.

Em 2015, quando da comemoração dos 40 anos de fundação, a empresa realizou um Concurso Literário e Cultural com alunos da rede municipal de ensino.

Fundadores dos Supermercados Kurihara, Paulo e Alice
Desde 2004 o Papai Noel chega de helicóptero em Extrema para a alegria da criançada
Arraiá da Amizade, festa solidária sempre atrai grande público. O evento ajuda entidades assistencias a arrecadarem fundos para sua obras
Premiação Concurso Cultural realizado em 2015

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp