Notícias

Laboratório de Juventude do Senac apresenta ao Legislativo o projeto Pobreza Menstrual

08 de outubro de 2022

Foto: Ascom/Câmara Extrema

Mais de 30 alunos apresentaram dados levantados por eles sobre problemática atual

A Câmara Municipal de Extrema recebeu na tarde de quinta-feira, dia 6 de outubro, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) participantes do projeto Laboratório de Juventude. A visita dos estudantes, juntamente com a instrutora da instituição, foi para apresentar ao Legislativo a proposta discutida por eles, com o tema “Pobreza Menstrual”.

O evento contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Walderrama, da 2ª secretária, Tamara Martiniuk, da instrutora do Senac, Benvinda Teixeira, e de 35 alunos do Senac.

No laboratório de Juventude, os envolvidos levam para a sala de aula algum tema relevante para ser abordado e discutido entre eles. Os mesmos realizam pesquisa, buscando entender a problemática e também buscam soluções para o tema. Neste ano o tema abordado, considerado atual, foi “Pobreza Menstrual”. De acordo com a instrutora Benvinda Teixeira, “a pobreza menstrual não é uma escolha, mulheres menstruam e precisam ter os recursos necessários”.

Segundo os dados apresentados pelos estudantes, 500 milhões de mulheres no mundo não dispõe de instalações adequadas para higiene no período menstrual e 26% das meninas entre 15 e 17 anos não têm acesso a produtos de higiene íntima.

A Câmara dos Vereadores de Extrema apoia a causa, tendo em vista a Lei nº 4.569/2022 que está em vigor e dispõe sobre as diretrizes para as ações de promoção da dignidade menstrual, de conscientização e informação sobre a menstruação, e o fornecimento de absorventes higiênicos, entre outras providências.

Após a apresentação do projeto Pobreza Menstrual, os alunos do Senac tiveram a oportunidade de conhecer os aposentos da Casa de Leis.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp