Notícias

Lançado o Acervo Digital Regional de Extrema (Adre)

Foto: Time de futebol da Fundição Brasileira – Década de 1980

09 de agosto de 2020

Fotos: Acervo Digital Regional de Extrema

Time-de-futebol-da-Fundição-Brasileira-Década-de-1980-550×300

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou no dia 17 de julho o lançamento do Acervo Digital Regional de Extrema (Adre). O projeto nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Na plataforma do Adre, estudantes, munícipes e o público em geral têm acesso, em formato digital, a uma grande variedade de documentos históricos como: fotografias antigas, jornais de época, mapas históricos, livros da Prefeitura e da Câmara Municipal de Extrema, entre outros.

Na mesma plataforma, os usuários podem acessar cópia de documentos pertencentes a arquivos do Brasil e do exterior que lançam luz sobre a história de Extrema e região, os vídeos do Projeto Memória Viva de Extrema, aquarelas do artista italiano Alfredo Mucci, cartazes antigos, trabalhos desenvolvidos pelo Setor do Patrimônio Cultural, entre outros.

Segundo a coordenadora do Adre, Rafaela Ferreira da Silva, após o lançamento do Acervo Digital Regional de Extrema, a plataforma recebeu alguns itens novos como sete livros de registro de atas (e termos de posse) da Câmara Municipal de Extrema (de 1961 até 1962, de 1962 até 1965, de 1965 até 1968, de 1968 até 1970, de 1970 até 1973, de 1974 até 1975 e de 1975 até 1976).

O visitante também pode encontrar novas fotografias pertencentes ao Arquivo da Paróquia de Santa Rita e às famílias Almeida e Rossi, além de vídeos da série Memórias de uma Cidade (gravações produzidas a partir de 1986).

Ainda de acordo com Rafaela Ferreira, no dia 12 de agosto será publicado o vídeo intitulado “Inauguração do Espaço Cultural Euclides Benedito de Lima – Biblioteca Pública Municipal Prudência Cardoso Pereira”. “Trata-se de um vídeo que pertence ao Sr. Eudinedes Jesus de Lima (que gentilmente cedeu cópia desse material à Prefeitura Municipal de Extrema) e que foi filmado pelo Sr. José Maria dos Santos (Kojak)”, explicou. O Espaço Cultural Euclides Benedito de Lima foi criado pela Lei Municipal nº 1.099, de 15 de dezembro de 1994.

Todos os itens do Adre permanecem acessíveis, em múltiplos navegadores, no endereço: www.extrema.mg.gov.br/siscultura/acervo.

A Secretaria Municipal de Cultura agradeceu a todos que colaboraram com o Projeto Acervo Digital Regional de Extrema e informou que receberá, de forma contínua, cópias de fotografias antigas e outros itens e documentos históricos, em formato digital ou impresso, para serem digitalizados, na própria secretaria, juntamente com um termo de autorização de uso e de cessão de direitos autorais – que também pode ser acessado na plataforma do Adre.

Formatura de alunos da Escola Estadual Odete Valadares (com a presença da professora Edna Egídio) – década de 1970

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp