Notícias

Ministério do Turismo, Ball e Evoluir disponibilizam vídeos de contação de histórias em escolas de Extrema

Escolas públicas do município recebem vídeos lúdicos, baseados em livros do acervo distribuído

17 de dezembro de 2020

Foto: Ascom/Ball

Cinco-escolas-de-Extrema-participam-do-projeto-550×300

“Quando foi que você parou de brincar?”. A pergunta feita pelo pequeno Lucas à sua vovó Naná é o mote para uma bela reflexão em torno da importância do brincar, iniciando um dos três vídeos lúdicos produzidos pelo projeto Mundo da Leitura e doados para as cinco escolas públicas de Extrema (MG), participantes da iniciativa em 2020. O novo material, inédito, é baseado nas obras que integram o acervo de 500 livros distribuídos gratuitamente como parte da ação pedagógica, realizada pela empresa híbrida de educação Evoluir, com apoio da Ball – líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio -, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Extrema.

O objetivo do projeto, que é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, é, além de incentivar a leitura, ampliar também o conhecimento de professores e alunos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial sobre o tema Energia e Meio Ambiente.

Participaram do projeto Mundo da Leitura em Extrema em 2020 as instituições: Escola Municipal José Sebastião Morbidelli, Escola Municipal Padre Adolfo Fabbri – Raio de Sol; Escola Municipal Osvaldo de Oliveira; Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Prof. Heili Mozar Simões e Escola Municipal de Educação em Tempo Integral Prof. Celso Luis Ferreira Pó.

“A contação de histórias nas escolas faz parte das etapas de implementação do Mundo da Leitura, mas com o isolamento social e cuidados sanitários devido à pandemia, buscamos uma alternativa para substituir os encontros presenciais”, destaca o coordenador de projetos educacionais da Evoluir, Junior Ribeiro.

“O fato de as histórias estarem em uma plataforma de vídeo como o YouTube possibilita levar toda a vibração e caráter lúdico do projeto aos mais de três mil alunos envolvidos direta e indiretamente no município de Extrema, compondo ainda uma ferramenta adicional para que os 35 professores capacitados trabalhem os conceitos com muita cor, música e alegria e inspiração”, acrescenta.

Tudo no Mundo da Leitura é pensado para encantar ao ensinar. Não por acaso, os livros chegam sempre em um mini baú-estante colorido, sugerindo de antemão os momentos prazerosos que os pequenos terão com o exercício da leitura e dos princípios de cidadania. Com os vídeos, que também foram publicados no YouTube, não é diferente. Todos são narrados pela contadora de histórias Thayame Porto, com participação das musicistas Moníque Salustiano e Camila Borges, em animadas sequências que prendem a atenção e contagiam crianças de todas as idades.

Os vídeos abordam três obras da editora Evoluir: Vem brincar! – com texto de Marilena Flores e ilustrações de Brunna Mancuso; Os Heróis e os Desafios do Meio Ambiente – com texto de Bia Monteiro e ilustrações da Casa Locomotiva; e Blablablando – com texto de Tatiana Belinky e ilustrações de Margarita Cubino.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp