Notícias

Movimento Cia. de Teatro promove Prêmio Trabalhador da Cultura e lança 12 vídeos

07 de maio de 2021

Imagem: Ilustrativa

movie-1673022_1920

O Ponto de Cultura Arte em Movimento/Movimento Cia. de Teatro de Extrema começa a lançar neste mês de maio 12 vídeos que fazem parte das ações de microprojetos com a concessão do Prêmio Trabalhador da Cultura, que contemplou bandas e outros fazedores culturais do município.

Em março de 2020, a companhia começava uma temporada itinerante da peça A Viagem do Coração, através do projeto Conhecendo Extrema, quando foi surpreendido pelo avanço da Covid-19 no Brasil.

“Com o avanço implacável do vírus, interrompemos a temporada da peça A Viagem do Coração e, em confinamento, procuramos alternativas para que pudéssemos continuar de alguma maneira nos expressando – mas teatro online? Teatro é da presença, teatro necessita do contato direto com a plateia. Passamos então a nos expressar através de experimentos cênicos na internet, até que, através de muita luta e união de esforços, a Lei Aldir Blanc (LAB) se tornou realidade no país, possibilitando o acesso a recursos financeiros para empreender ações culturais no município”, explicou a gestora do Ponto de Cultura, Rita Miranda.

Uma das ações empreendidas foram os microprojetos, com o Prêmio Trabalhador da Cultura que contemplou as bandas Cidade Fantasma e Puro Néctar, as atrizes narradoras de histórias Andrea Silva, Ana Paula Piunti e Kallu Whitaker, o artista plástico e cenógrafo Roberto Hyppolito, o músico e compositor Betho Coltro, o músico, compositor e violeiro Neto Zenorini, o dançarino e professor de dança Rafael Honorato, o performer e figurinista Fabiano Menna , os artistas do audiovisual Ian Pires e Jamil Kubruk, além do documentarista mineiro residente no Canadá Rogerio Soares (com lançamento do filme previsto para o final do ano).

Serão lançados em maio/junho 12 vídeos que fazem parte da ação dos microprojetos nas redes sociais Facebook (https://bit.ly/3tnnJMk) e Instagram (@movimentociadeteatro) e no canal do Youtube (https://bit.ly/3nZnZQI).

O Ponto de Cultura Arte em Movimento/Movimento Cia. de Teatro desenvolve ações ligadas às artes cênicas, à cultura popular e ao audiovisual. O Movimento Cia. de Teatro se tornou Ponto de Cultura em 2010 ao vencer o Edital de Pontos de Cultura do Estado de Minas Gerais em parceria com o extinto Ministério da Cultura.

As ações empreendidas pelo Ponto de Cultura Arte em Movimento são coordenadas pela gestora do Ponto de Cultura Rita Miranda, em parceria com Ana Alice Leme.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp