Notícias

Mulheres falam sobre serviços utilizados, disponibilizados pela prefeitura

Administração Municipal investe em várias áreas para que o Dia Internacional da Mulher seja comemorado todos os dias

07 de março de 2020

Fotos: Divulgação

Camila-Ribeiro-moradora-do-Extremaville-aluna-do-curso-de-Psicologia-da-Faex-300×225-1
Maria-Gabriela-Ernesto-Mariano-moradora-da-Ponte-Nova-e-seu-filho-Enzo-Mariano-Presles

No domingo, dia 8 de março, será comemorado o Dia Internacional da Mulher. Para reforçar a valorização da mulher em Extrema, a Prefeitura Municipal procura investir em ações que ofereçam qualidade de vida.

Na Saúde, por exemplo, campanhas e atividades estimulam o cuidado com o próprio corpo. Nos últimos três anos, foram realizados mais de 10 mil exames de Papanicolau, e, somente em 2019, foram feitas 1.675 mamografias, garantindo o diagnóstico precoce dos cânceres de colo do útero e de mama, respectivamente. Além disso, as futuras mães têm à disposição o pré-natal, a maternidade e aulas de pilates voltadas especificamente para gestantes, entre outras atividades e exames.

Na área da Educação, atualmente, 60% dos beneficiados pelo programa Bolsa Estudantil são mulheres. O projeto concede auxílio para cursos profissionalizantes, técnico, tecnólogo, graduação e pós-graduação presencial ou ensino a distância (EAD) em até 50% da mensalidade. “Estou vivendo a realização de um grande sonho, que só está sendo possível com a ajuda do Bolsa Estudantil. Obrigada, Extrema!”, disse Camila Ribeiro, moradora do Extremaville, aluna do curso de Psicologia da Faculdade de Extrema (Faex).

A construção de novos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim) e escolas, onde os alunos têm ensino e alimentação de qualidade, também beneficiam as mulheres, que podem trabalhar tranquilamente e deixar seus filhos nas unidades escolares. São mais de oito mil alunos atendidos em nove escolas, oito Ceim, duas Escolas Municipais de Educação em Tempo Integral (Emeti) e um Centro de Educação Especializada. Atualmente, a Prefeitura de Extrema está investindo mais de R$ 30 milhões em novos Ceim e escolas municipais, que oferecerão cuidado integral para 3.530 crianças.

“Desde os três meses de idade na Educação Municipal de Extrema, meu filho sempre foi muito bem-cuidado, recebe toda a atenção. Hoje, na Emeti Professor Heili Mozar Simões, segue da mesma forma, e tem ocupação o dia inteiro para as crianças. A Educação Municipal passa para a gente conforto e tranquilidade. O Enzo gosta muito de ir para a aula”, contou Maria Gabriela Ernesto Mariano, esteticista, mãe de Enzo Mariano Presles, de 10 anos, e moradora do Bairro Ponte Nova.

Na Administração Municipal as mulheres representam 67% de todo funcionalismo, sendo que algumas ocupam cargo de comando nas mais importantes secretarias. Já no Esporte, aproximadamente 450 mulheres, de crianças a idosas, participam de alguma atividade oferecida pelo departamento. Nas turmas das aulas fitness e de hidroginástica para adultos, 85% do público é formado por mulheres.

Camila Ribeiro, moradora do Extremaville,
aluna do curso de Psicologia da Faex
Maria Gabriela Ernesto Mariano, moradora da Ponte Nova, e seu filho
Enzo Mariano Presles

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp