Notícias

Novembro Azul: câncer de próstata também acomete animais

19 de novembro de 2022

Arte: Ascom/Pref. Extrema

Arte site – 1075x 505 px

Novembro Azul é uma das campanhas mais abordadas entre tantas outras que são veiculadas no penúltimo mês do ano, contudo, a temática da prevenção do câncer de próstata não atinge somente os humanos, mas também os cães e gatos machos. Mediante esta informação, os cuidados se estendem aos pets que, na maioria das vezes, são diagnosticados com a doença tardiamente, em razão da enfermidade ser silenciosa.

Apesar de a incidência ser baixa, em pets o câncer de próstata pode ser agressivo e evoluir rapidamente para metástases. Segundo dados do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), a incidência de câncer de próstata em cães com mais de sete anos de idade é de aproximadamente 4%. Para gatos esse percentual é menor.

Com o intuito de não deixar com que os índices aumentem, o Centro de Controle de Zoonoses quer voltar à atenção aos tutores extremenses e conscientizá-los quanto aos cuidados redobrados com os bichinhos de estimação, especialmente com os animais de meia-idade e mais idosos.

Os principais sintomas são: Desconforto ao urinar ou presença de sangue na urina; tenesmo (esforço de defecação sem sucesso); dificuldade para andar; perda de peso; perda de apetite; corrimento uretral.

Caso o tutor perceba algum desses indícios, deve procurar um médico veterinário. O diagnóstico pode ser realizado através do exame de sangue, de urina, palpação retal, biópsia (citológico e histológico), radiografia ou ultrassom.

O tratamento consiste na remoção da glândula e, em alguns casos, é utilizada a radioterapia ou a quimioterapia para realizar um controle local da doença.

A castração é considerada o método mais efetivo de prevenção desse tipo de câncer. O ideal é que cães e gatos sejam castrados por volta de 1 ano de idade, já os caninos de grande porte podem realizar o procedimento perto dos 18 meses de vida.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) espera contribuir com a causa através da disponibilidade gratuita da castração, que minimiza diversas doenças, assim como o câncer de próstata. Agende um horário para castrar o seu animal através do telefone (35) 3435-3438 ou se preferir vá até a unidade, na Rua Presidente Kennedy, 355. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1258

03/12/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp