Diante do avanço do número de casos, óbitos, internações e falta de leitos em unidades de terapia intensiva (UTI), o Comitê Extraordinário Covid-19 prorrogou no estado a fase mais rígida do Minas Consciente, independentemente da adesão ao programa, conhecida como onda roxa. A decisão foi tomada na quarta-feira, dia 24 de março, durante reunião do grupo. Extrema e os municípios da região seguiram as determinações do Governo de Minas, estendendo a fase mais restritiva até o domingo de Páscoa, dia 4 de abril.
Algumas ações da onda roxa são: circulação de pessoas nas ruas apenas em caso de atividades essenciais; toque de recolher das 20h00 às 05h00; funcionamento somente de serviços essenciais (alimentos e agropecuária; saúde – hospitais, atendimento, veterinárias, etc.; bancos e correios; transporte público; energia, gás e combustíveis; oficinas mecânicas; construção civil; indústrias – somente do setor de atividades essenciais; imprensa e comunicação; Tecnologia da Informação – TI); proibição de eventos e reuniões presenciais, inclusive entre pessoas da mesma família que não moram na mesma casa; proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo; proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe – exceto para visitas ao médico; implantação de barreiras sanitárias; fechamento de bares e restaurantes (atendimento apenas via delivery e retirada).
A fiscalização está sendo feita pelas prefeituras municipais, com apoio da Polícia Militar.
Com a chegada da segunda cepa do vírus ao Brasil, houve rápido avanço no número de casos e óbitos por Covid-19 no país, sobrecarregando ainda mais os hospitais e unidades de saúde de todas as regiões de Minas Gerais. Por isso, é necessário que a população continue e intensifique os cuidados contra o vírus: utilização de máscara facial e álcool gel 70%, distanciamento e isolamento social – saindo de casa apenas se extremamente necessário.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp