Notícias

Parlamento Jovem (PJ) 2022 é lançado oficialmente na Câmara de Extrema

02 de março de 2022

Foto: Ascom/Câmara Extrema

PEQUENA 1

Alunos da rede de ensino de Extrema lotaram o plenário da Câmara de Extrema na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, para acompanhar o lançamento oficial do Parlamento Jovem (PJ) 2022 da Escola do Legislativo (EL). Participaram os vereadores Odirlei João de Morais e Pericle Mazzi Filho (Pepi), além de assessores parlamentares.

A coordenadora pedagógica da EL, Mariana Lima, ministrou o encontro. A vereadora e coordenadora do PJ da cidade de Cambuí, Leila Paula Modesto da Silva Fagundes, usou a tribuna e dissertou sobre o impacto positivo gerado pelo projeto na comunidade. Todas as instituições de ensino que atuam no segmento do ensino médio foram convidadas, entre elas o Colégio Anglo Bom Pastor, as escolas estaduais Odete Valadares e Alfredo Olivotti, Colégio Objetivo Terra, Colégio Mackenzie e Colégio Privest Primeiros Passos.

O evento contou ainda com a explicação do projeto e o seu desenvolvimento junto à comunidade estudantil. A psicóloga Nara Olivotti palestrou sobre “Saúde Mental do Jovem”, que é o tema do PJ neste ano.

O assunto foi escolhido pelos estudantes do ensino médio que integram o projeto. A decisão foi realizada em votação remota realizada em setembro de 2021. “Também serão discutidos subtemas que envolvem as políticas públicas de prevenção e tratamento, além das estratégias da comunidade para a promoção da saúde mental. O uso saudável das novas tecnologias será outro tópico dos encontros”, comentou Mariana.

Para o presidente da Câmara de Extrema, Sidney Soares Carvalho (Walderama), o PJ Minas é um programa de suma relevância social que cria oportunidades que contribuem para o desenvolvimento da política e de instrumentos de interação no Legislativo municipal e estadual. “A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política e exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade. A Câmara é a principal incentivadora desta ação”. A proposta conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Na abertura oficial, Mariana Lima destacou como primordiais o incentivo e o apoio do Legislativo no fomento às políticas públicas de fomento à educação. “Dentre os principais objetivos do PJ estão estimular a formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos nossos poderes – especialmente do Legislativo –, e a importância da participação popular no Parlamento, além de incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania”.

Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões, e levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município foi outra questão levantada pela coordenadora.

O próximo encontro do PJ está agendado para 18h00 do dia 9 de março (quarta-feira). Saiba mais pelas redes sociais oficiais da EL e do Legislativo. O contato direto é via WhatsApp: (35) 9 8406-7367.

O PJ para os alunos

Os estudantes Stephany Campos Neves, Luiz Henrique Chagas de Toledo e Talita Ferraresi defendem a participação do jovem nos debates sobre política. “Somos responsáveis para mudar para melhor o Brasil. Somos força, representação, diversidade, união. Por isso a interação no mundo político é fundamental para que o país seja levado mais a sério”, disseram.

Já para Ana Carilina Azrak e Danilo Omura, o PJ desenha um novo formato na política municipal e figura-se uma primordial engrenagem de transformação cidadã.

A estudante Nayara Blend Prata Siriani concorda com Kenai Valência Gonçalves de Souza sobre a interferência da juventude nos assuntos que tratam de educação, saúde, ação social, meio ambiente, cultura e outras linhas de frente e desenvolvimento social.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp