Notícias

Participantes do 12º Festival de Boteco recebem curso de capacitação gastronômica

Participantes do maior evento culinário da região se qualificam na elaboração de pratos a partir da história da gastronomia mineira e dos incríveis ingredientes do município

11 de outubro de 2021

Foto: Divulgação

AirBrush_20211004150522

Os 25 participantes do 12º Festival de Boteco de Extrema participaram da oficina de capacitação gastronômica que durou três dias e foi coordenada pela chef Mônica Ramos. O objetivo principal foi orientar os empreendimentos de como levar os pratos – de forma alegre e divertida – para as cozinhas dos bares e restaurantes da cidade.

Além da manipulação dos alimentos, foram trabalhadas técnicas diferenciadas, como a apresentação dos preparos. “O resultado foi magnífico, recheado de apresentações belíssimas com o prestígio visual aliado ao sabor da culinária mineira. Neste ano, os pratos contarão a história da gastronomia extremense”, disse Monica.

Segundo a chef, a responsabilidade e o compromisso nesta etapa do evento são grandes, pois representar a cidade é algo fascinante e desafiador. “A consultoria vem para esclarecer alguns pontos importantes como a correta apresentação dos insumos que envolvem a riqueza dos 120 anos de Extrema, que é tema desta edição. É importante ter a liberdade aliada a uma boa apresentação”, pontuou.

Ainda de acordo com ela, o Festival de Boteco teve um crescimento expressivo e isso reflete na maior organização, pois os participantes estão cada vez mais competitivos. “A comunidade e o turista esperam o evento porque já faz parte da cultura municipal. A culinária mineira é encantadora e amplamente rica, envolve a nossa raiz e o amor da família. Na culinária a gente leva à mesa aquilo que está dentro do coração e na nossa lembrança. É aquilo que aprendemos com os pais e avós. Nesta experiência que é formada em Extrema eu trago comigo a riqueza dos detalhes que aprendi inclusive com sentimento, além de muita técnica”, frisou.

Além da oficina técnica presencial, os donos de bares e restaurantes contaram também com a consultoria virtual do renomado chef Edson Puiati, acompanhado do chef José Francisco.

Neste ano, quem vai escolher os vencedores é o público. Portanto, fiquem atentos, pois no dia 23 de outubro, um sábado, serão divulgados todos os pratos. Os quitutes mais saborosos poderão ser conferidos no site http://festivaldebotecoextrema.com.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1199

16/10/2021

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp