Notícias

Praça Presidente Vargas continua fazendo sucesso na cidade

Fonte que homenageia o Projeto Conservador das Águas fica ligada em horários específicos; acompanhe

04 de janeiro de 2020

Fotos: Ascom/Pref. Extrema

Fonte-concebida-para-homenagear-o-Projeto-Conservador-das-Águas-550×300
Não-precisa-de-legenda
Rosas-marcam-a-Rota-das-Rosas-junto-ao-Santuário-de-Santa-Rita-marco-histórico-do-município

A Praça Presidente Vargas, que foi reformada e reaberta ao público, continua fazendo sucesso na cidade. Para ver em funcionamento a fonte concebida para homenagear o Projeto Conservador das Águas os moradores e visitantes podem comparecer ao local das 06h00 às 11h00, das 11h00 às 12h00 há um intervalo em seu funcionamento e depois às 12h00 ela é ligada novamente e fica até o intervalo das 16h00 às 17h00, após às 17h00 a fonte volta a funcionar e permanece ligada até às 24h00.

Segundo a prefeitura, esses intervalos são importantes para não sobrecarregar a bomba usada na fonte, que possui uma escultura ao centro representando o homem do campo como símbolo de todas as pessoas que respeitam a terra por meio do uso sustentável. Dela verte a água de seu chapéu como uma poética homenagem à vida que brota através da água. As outras duas fontes que compõem o conjunto representam as nascentes que são o foco do Projeto Conservador das Águas.  A escultura foi realizada pelo artista Pedro César.

O espaço conta ainda com mosaicos assinados por Leonardo Posenato, um dos mosaicistas mais reconhecidos no Brasil, que ilustram duas lindas rosas que marcam a Rota das Rosas junto ao Santuário de Santa Rita, marco histórico do município. A escolha desta plataforma artística homenageia o artista plástico e mosaicista italiano Alfredo Mucci, que viveu por um período na cidade e que tem boa parte de seus trabalhos expostos no Santuário.

Toda a pavimentação da praça foi trocada. O paisagismo traz ao visitante diferentes cenários. Para garantir a qualidade das plantas foram utilizados 30m³ de composto substrato balanceado com nutrientes que associados ao sistema de irrigação trazem qualidade e uso racional de água. Os canteiros foram redesenhados criando espaços mais intimistas e preenchendo de cores e texturas.

A iluminação também foi valorizada com a instalação de postes de luz com estilo colonial de praças de interior e luminárias nos canteiros passando uma atmosfera mais cênica. No local, foram instalados ainda novos mobiliários feitos de madeira plástica e serralheria artística, sendo retiradas do meio ambiente cerca de 700 mil garrafas pets e embalagens de creme dental.  Para garantir os cuidados com a nova praça, foi contratado um vigia 24 horas.

A segunda etapa das reformas das praças centrais de Extrema foi entregue no dia 20 de dezembro de 2019, após alguns meses de revitalização. O objetivo da obra é resgatar a originalidade das praças centrais para as famílias extremenses e visitantes do município. A ideia é que com a reforma completa o local retome e ganhe ares de praça de interior, com elementos que harmonizem com seu entorno, valorizando o contexto histórico, o que também torna o espaço atrativo para os turistas. O projeto já prevê que as praças sejam totalmente acessíveis a cadeirantes, idosos e à população em geral.

Desde abril de 2018, o projeto de revitalização foi pensado por um comitê formado por representantes das secretarias de Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Obras e Urbanismo. A proposta também foi apresentada aos vereadores, aos funcionários da prefeitura e ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Após as sugestões de cada setor, o projeto foi finalizado.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp