Foto: Ascom/Pref. Itapeva
Na sexta-feira, dia 5 de março, o prefeito de Itapeva, Daniel Couto, participou da primeira reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Cisamesp), que conta com 32 cidades consorciadas para ações conjuntas na área de saúde pública. Diante do estabelecido no encontro, por determinação de Daniel Couto, a Prefeitura de Itapeva aderiu ao consórcio para compra de vacinas contra o novo coronavírus junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
A reunião, presidida pelo prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, contou com 10 prefeitos e com diversos secretários municipais de Saúde. Houve prestação de contas de ações e de recursos gastos no ano de 2020 e dos primeiros sessentas dias de 2021.
Foram destacadas, entre outras, as seguintes questões: como a Covid-19 vem prejudicando as cirurgias eletivas, eventual mutirão para cirurgias de catarata no mês de maio e o pleito da Cisamesp para que o Governo de Minas Gerais transforme a microrregião sul em macrorregião a fim de que as cirurgias de alta complexidade sejam destinadas às cidades que compõem o consórcio.
Também foi citado o projeto para construção de centro cirúrgico ambulatorial com duas salas e salas de recuperação de modo a desafogar as atividades no hospital regional, bem como a sugestão para que as cidades padronizem seus decretos de combate à Covid-19 e o surgimento da fase roxa no programa Minas Consciente.
Por fim, de forma unânime, foi rejeitada, preliminarmente, a inclusão de Caldas no consórcio de saúde, além de ser discutida a adesão à FNP para eventuais compras de vacina.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp