Notícias

Prefeitura de Itapeva divulga nota oficial sobre ações contra Covid-19

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Itapeva vem trabalhando com medidas de prevenção baseadas nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

17 de julho de 2020

Foto: Ilustrativa

protective-mask-5021416_1920-550×300

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Polícia Militar e outras secretarias do município, por meio de seus colaboradores, vem oferecendo, desde então, orientações de prevenção e cuidados porta a porta através dos agentes comunitárias de saúde, além de orientações nas mídias sociais e por veículo de som.

Foram realizadas, em diversas oportunidades, barreiras sanitárias orientativas na entrada do município, bem como distribuídas cerca de 10 mil máscaras, que são de uso obrigatório em todo o município. Além disso, são promovidos, conforme necessidade, mutirões de orientação e distribuição de máscaras nos locais onde há surgimento ou aumento de casos suspeitos/confirmados.

“Os decretos municipais já elaborados e executados desde o início da pandemia contribuem significativamente com o enrijecimento das medidas que visam diminuir a circulação da população e a organização do comércio e atividades econômicas locais de maneira a garantir medidas sanitárias adequadas e o distanciamento social”, afirmou a prefeitura, em nota oficial.

São feitas buscas ativas de pacientes com sintomas gripais durante as visitas peridomiciliares e também nos prontuários de todas as unidades. É feito o monitoramento de todos os pacientes suspeitos, em isolamento domiciliar, de seus contatos domiciliares e contatos próximos por 14 dias; em período oportuno todos estes são testados, segundo informou a Prefeitura Municipal. Também são realizados outros exames, conforme quadro clínico, além dos exames preconizados pela SES e que são enviados para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

A Prefeitura de Itapeva adquiriu dois respiradores, três monitores de parâmetros vitais, 700 testes rápidos – também foram recebidos testes rápidos da Secretaria Estadual de Saúde – e equipamentos de proteção individual para os colaboradores. Para melhor atender a população, foi ampliado até às 22h00 o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ápio Cardoso e os colaboradores foram capacitados para atendimento de casos suspeitos e emergências relacionadas à doença.

Embora o município não possua hospital, os pacientes têm atendimento na rede hospitalar, conforme fluxo estabelecido entre os municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre à qual Itapeva pertence.

A prefeitura ainda destacou que é importante que toda a população faça a sua parte no que diz respeito às medidas de higiene e de distanciamento/isolamento social. “Fique em casa sempre que possível, evite aglomerações, não faça ou receba visitas, lave as mãos frequentemente, cuide da higiene do ambiente e dos produtos adquiridos, procure atendimento médico assim que perceber sintomas gripais. Cuide-se”.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp