Notícias

Prefeitura regulariza a Feira de Extrema e marca inauguração para setembro

Inscrições já estão abertas para os feirantes interessados (produtores rurais e artesãos locais), que poderão expor suas mercadorias na Praça da Saudade a partir do dia 17/09

13 de agosto de 2022

Capa_feira

No dia 12 de julho, a Prefeitura de Extrema sancionou a Lei nº 4.621, que regulamenta a Feira do Produtor Rural, da Produção Associada ao Turismo e da Crearte, na Praça João Batista de Morais Filho, mais conhecida como Praça da Saudade. Isto é, a partir do dia 17 de setembro, a Feira de Extrema, como será chamada, terá o apoio da prefeitura que contribuirá com a inspeção sanitária, controle das mercadorias, aquisição de barracas e demais equipamentos necessários para os feirantes, além de estar responsável pela organização geral do evento.

Antes a feira era realizada aos sábados de manhã, de forma independente, na Praça Presidente Vargas, somente com os produtores rurais. Porém, com a reforma da praça pública, os feirantes foram remanejados para a Rua Melo Viana, ao lado da Escola Estadual Odete Valadares, onde por enquanto ainda permanecem.

Com a regulamentação concretizada, a feira fortalecerá não só a agricultura familiar, mas também enriquecerá a cultura e o turismo local, já que peças de decoração artesanal, produzidas pelos artistas e artesãos do município, também serão expostas. Com isso, as barracas serão divididas em quatro categorias, sendo a barraca de cor branca e verde destinada para o produtor rural, a barraca branca e laranja para a gastronomia e a barraca branca e vermelha será direcionada aos artesãos da Crearte e Produção Associada ao Turismo.

Durante todos os sábados, das 07h00 às 13h00, a Feira de Extrema será destinada à exposição e comercialização a varejo de flores, plantas ornamentais, frutas, legumes, verduras, ovos, mel, queijos, geleias, doces, bem como produtos artesanais rurais, produtos de lavoura e artesanato em geral. Na parte gastronômica haverá barracas que já fazem parte da Feira do Produtor Rural, além de novas barracas destinadas a entidades assistenciais da cidade, que também estarão aguçando o paladar dos extremenses com sua gastronomia.

Não será admitida como atividades de “feira livre” a comercialização de produtos industrializados: eletrônicos; brinquedos; medicamentos; artigos de vestuário; materiais de construção; produtos fumígenos, derivados do tabaco; artigos de perfumaria e materiais inflamáveis ou perigosos. Também será proibida a venda de leite cru e a venda de suínos, caprinos e bovinos vivos e abatidos, assim como seus produtos e subprodutos in natura.

Ao todo serão 31 barracas: 16 para os produtores rurais, sendo cinco barracas da gastronomia e 10 barracas para o artesanato.

Inscrições

As inscrições para os feirantes interessados em fazer parte da Feira de Extrema já estão abertas, basta acessar o formulário www.extrematur.com.br/formulario e preencher todas as informações requisitadas. Lembrando que as inscrições estarão abertas até o dia 26 de agosto. Mais informações pelo telefone (35) 3435-4914.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp