Notícias

Procon de Extrema alerta os cidadãos referente a golpe de boleto falso de contas de energia

26 de novembro de 2022

Foto: Ascom/Câmara Extrema

Energisa Paraíba

O Procon Câmara alerta os cidadãos extremenses a terem cuidado ao realizarem pagamento das contas de energia online. Recentemente, alguns munícipes foram vítimas de cobranças indevidas ao realizarem a solicitação da fatura via site.

Pagamentos de contas presencialmente vêm perdendo espaço para as facilidades de quitar as contas de forma 100% digital, trazendo assim praticidade e segurança ao consumidor. No entanto, a segurança em quitar as contas de energia da concessionária na comodidade de sua casa, utilizando ferramentas online, tornou-se um transtorno para alguns clientes que residem em Extrema, tendo em vista que, ao pagarem suas contas, alguns clientes caíram em golpes. 

De acordo com o Procon, em um dos casos registrados no órgão, o cliente, ao solicitar segunda via das faturas em atraso, recebeu uma chave PIX para pagamento direto no site da empresa. No entanto, o cliente afirma que os pagamentos não foram destinados à Energisa e sim a uma empresa intitulada “He Heletricidade”, portadora do CNPJ 48.138.220/0001-02. O Procon identificou um número relevante da mesma reclamação e começou a indagar a empresa responsável pelo abastecimento de energia na cidade, para onde seguiu os pagamentos dos clientes. 

“Antes de tudo, o cliente deve ter o cuidado de entrar em contato através de um canal oficial da empresa, como 0800, WhatsApp (com tarja de verificação) ou agência presencial do município”, orienta Dra. Luísa, gerente do Procon Legislativo de Extrema. “Outra medida importante é sempre verificar o beneficiário do pagamento antes de confirmar a operação, isto é, confirmar para onde o valor está indo. No caso desse golpe, a empresa falsa já conta com a palavra ‘eletricidade’ em sua razão social, justamente, acreditamos, para induzir o consumidor a erro”, afirma ela. “Lembre-se que as contas da Energisa sempre irão conter os dizeres ‘Energisa Sul-Sudeste – Distribuidora de Energia S.A.’”.

Tendo sido notificada pelo Procon, até o momento da publicação da presente matéria, a concessionária ainda não respondeu formalmente sobre a questão.

O Procon Extrema atende na Casa do Cidadão, localizada na Rua João Mendes, 67 – Centro. Os atendimentos presenciais começam às 08h00 e seguem até 17h00. Já o atendimento remoto pode ser realizado através do e-mail procon@camaraextrema.mg.gov.br ou pelo número de telefone (35) 99907-3268 (WhatsApp).

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1266

28/01/2023

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp