Notícias

Projeto ‘Mulheres Valentes’, da vereadora Telma Maciel, é premiado como o 2º melhor do Brasil

17 de maio de 2022

Foto: Ascom/Câmara Extrema

Camara2

O reconhecimento social e a notoriedade cidadã voltada à militância na erradicação da violência contra às mulheres foram pontos fundamentais para que o projeto ‘Mulheres Valentes’, criado pela vereadora Telma Aparecida Maciel – da Câmara de Extrema/MG –, se tornasse a segunda proposta mais votada no âmbito nacional durante a XXI Marcha dos Legislativos Municipais da União dos Vereadores do Brasil (UVB).

O evento foi realizado na capital federal entre os dias 25 e 29/4 e mobilizou a força política dos 5.570 municípios brasileiros (Censo/IBGE-2020) que atuam no exercício parlamentar e apresentam ações que vão ao encontro da municipalidade, de forma geral. O ‘Mulheres Valentes’ recebeu o Troféu Destaque Nacional 2022 após ser avaliado por uma comissão de agentes e representações da União. Foram inscritos 150 projetos, porém 64 inscritos foram validados e apenas 30 foram premiados. A Câmara de Extrema – por meio desta iniciativa – ficou no 2º lugar do ranking nacional.

“É um orgulho! É um misto de emoção, de reconhecimento, de total apoio parlamentar e de um sonho que saiu do papel. Hoje o ‘Mulheres Valentes’ ganhou vez e voz dentro e fora da sociedade. O projeto reforça a luta pelo fim de qualquer tipo de violência contra a mulher, buscando a conscientização sobre o valor de todas nós através do respeito e da dignidade, colaborando para que as vítimas de agressões tenham coragem de contar suas histórias e lutar pelos seus direitos”, explicou Telma.

Em seu discurso em Brasília/DF, a vereadora extremense agradeceu o apoio dos parlamentares extremenses e enfatizou a dedicação e o esforço na promoção da reflexão sobre os diversos tipos de violência. “A ideia do projeto nasceu dentro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher de Extrema, sendo o primeiro evento da coalizão entre Legislativo e Executivo. (…) É preciso dar um basta! É necessário travarmos uma luta em prol de todas nós. O feminicídio fixa estatísticas cada vez mais alarmantes que precisam ser erradicadas. Juntas seremos força, representação e o embate pela paz. (…) Esta conquista é direcionada para todas as mulheres!”, frisou Telma.

“Troféu Destaque Nacional – UVB 2022 tem como intuito destacar as iniciativas que contribuem pelo fortalecimento do poder legislativo municipal, estimulando a integração com a comunidade, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e demais proposições que mereçam destaque. A visibilidade do projeto ‘Mulheres Valentes’ é altamente positiva na construção de uma sociedade mais justa e com ações públicas inovadoras. Fico imensamente feliz por termos na UVB iniciativas como esta que oportunizam o bem comum para a nossa sociedade”, ressaltou Gilson Conzatti, presidente da União dos Vereadores do Brasil.

Após ser anunciado como um dos projetos mais relevantes do país, o ‘Mulheres Valentes’ recebeu o convite para percorrer algumas capitais e cidades brasileiras.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1233

11/06/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp