Notícias

Representantes do Governo de Minas visitam Extrema pela primeira vez

Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) conheceu a cidade, empresas e projetos da atual gestão

16 de janeiro de 2020

Fotos: Ascom/Pref. Extrema

Visita-à-Tembici-550×300
Representantes-do-Indi-conheceram-a-fábrica-da-Panasonic-em-Extrema

O fato de Extrema ter assumido o posto de maior economia do Sul de Minas chamou a atenção do Governo Estadual e boas oportunidades podem surgir de novos projetos. O presidente e o diretor da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), respectivamente, Thiago Toscano e João Paulo Braga, visitaram, pela primeira vez, a cidade e algumas empresas, e conheceram os projetos da atual administração municipal.

Thiago Toscano e João Paulo Braga conheceram internamente o trabalho de atração de investimentos tocado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – considerado um dos melhores de Minas Gerais. “Seguindo o plano de governo da atual gestão, fazemos uma busca ativa por empresas que são interessantes para o município. Também melhoramos a cada dia os serviços de recepção do investidor num trabalho conjunto entre secretarias que vão de Obras ao Meio Ambiente, da Fazenda Municipal à Vigilância Sanitária, são muitos servidores trabalhando para que o investidor seja recebido da melhor maneira possível e opte por estar em Extrema”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho.

Os diretores do Indi também visitaram alguns empreendimentos que estão programados para entrar em atividade ainda neste ano. Na construção da nova fábrica da Dimep, no Bairro do Pessegueiros, conversaram com o presidente da empresa, Dimas de Melo Pimenta, o qual frisou que “construir uma fábrica não é uma coisa simples, envolve muitas questões e, principalmente, muito dinheiro investido. Contar com o apoio da administração municipal em todas as fases nos dá segurança e confiança para ir frente. Em breve traremos a empresa toda para a cidade”.

Na região da Vargem do João Pinto onde está nascendo o maior complexo logístico do Sul de Minas, o presidente do Indi ficou impressionado. “A parceria entre a prefeitura e os investidores vai gerar um desenvolvimento incrível para a cidade, que se reflete em emprego, oportunidades para os empreendedores e arrecadação”.

A missão do Indi é desenvolver Minas Gerais por meio da atração de investimentos, apoio às empresas instaladas e promoção das exportações. O órgão, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), visitou ainda as empresas Tembici, Panasonic e Barry Callebaut.

Nas visitas os representantes do Indi puderam conhecer melhor os projetos, investimentos e também os desafios a serem vencidos para o desenvolvimento. Dois obstáculos apareceram em todas as conversas: a oferta do gás natural e o serviço prestado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

O gás natural é uma das fontes energéticas mais competitivas e eficientes que as empresas poderiam usar aumentando a competitividade e a produção. Até março deste ano, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), empresa estatal, inicia um projeto piloto com a Bauducco. “O ideal é o investimento numa rede de fornecimento que seja capaz de atender as empresas e fomentar o desenvolvimento”, reforçou o diretor do Indi, João Paulo Braga.

Já em relação à Copasa, que também é estatal, o presidente do Indi, Thiago Toscano, comentou que em todos os municípios ela aparece como “um obstáculo ao desenvolvimento e isto precisa ser resolvido”.

Todas as informações serão levadas para o Governo de Minas e um plano de trabalho deve ser iniciado nas próximas semanas.

O prefeito de Extrema, João Batista, conversou com os representantes do Indi nos dois dias em que estiveram na cidade. “Mais do que apresentar o trabalho que estamos fazendo em Extrema, é importante traçar uma rota para o futuro. Nos aproximar de órgãos como a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais é fundamental para planejar os próximos anos do município, de forma a garantir a qualidade de vida da população”, ressaltou.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp