Notícias

Secretaria de Cultura convida população para a palestra “Extrema na Revolução Constitucionalista de 1932”

23 de julho de 2022

Arte: Ascom/Pref. Extrema

convite

No mês dos 90 anos do início da Revolução Constitucionalista de 1932, a Secretaria de Cultura de Extrema traz aos munícipes uma palestra que aborda o Movimento Constitucionalista de 1932, buscando refletir sobre os desdobramentos do movimento no município. O evento acontecerá na próxima quinta-feira, dia 28 de julho, às 19h00, no Cine Teatro.

Trata-se de uma atividade promovida pelo Setor de Proteção do Patrimônio Cultural e pela Divisão de História, conforme o disposto no Plano Plurianual de Educação para o Patrimônio e Difusão do Município de Extrema (2022-2025).

A palestra será ministrada por Rodrigo Ruiz, professor de História efetivo da cidade de Monte Sião que há anos estuda o Movimento Constitucionalista de 1932 e que foi o responsável, em 2016, pela realização da pesquisa histórica que subsidiou a elaboração da Rota Turística da Revolução de 1932, em Jacutinga, Minas Gerais.

Serão apresentadas diferentes perspectivas de análise desse movimento cívico-militar e documentos textuais e imagéticos que lançam luz sobre o impacto da Revolução de 1932 no cotidiano de moradores e de autoridades de Extrema.

Nesse dia, a Secretaria de Cultura anunciará a publicação, na plataforma do Acervo Digital Regional de Extrema, de um manuscrito (cópia) recentemente localizado no município que contém registros de acontecimentos verificados em Extrema entre 1930 e 1932.

Pela identificação do material (feita pelo autor), características do texto e caligrafia do autor, a autoria desse manuscrito é atribuída a Antônio Ferreira de Almeida. Durante parte da primeira metade do século XX, Ferreira de Almeida viveu em Extrema, onde, entre outros, foi escriturário da Câmara e produziu pesquisas sobre a história da região e sobre a Questão de Limites (entre Minas Gerais e São Paulo).

A realização de estudos sobre as trincheiras Revolução de 1932 é uma ação prevista no eixo 4 do Plano Municipal de Cultura de Extrema (2018-2027).

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 1240

30/07/2022

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp