Notícias

Secretaria de Cultura de Extrema realiza pesquisa em Ouro Preto

08 de fevereiro de 2020

Foto: Divulgação

Centro-de-Estudos-do-Ciclo-do-Ouro

Entre os dias 28 e 30 de janeiro, a Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Cultura, realizou pesquisas no Centro de Estudos do Ciclo do Ouro (Ceco), instalado na Casa dos Contos, em Ouro Preto. Segundo a chefe de Divisão de História, Rafaela Ferreira da Silva, que visitou o local para realizar levantamento de documentos do interesse de Extrema, nesse período foram localizados, entre outros, documentos relacionados a sujeitos que atuaram no Registro do Jaguari, Livros de Entrada do Registro do Jaguari e pedidos de sesmarias.

Ainda de acordo com a historiadora, o Ceco abriga acervos ricos e diversificados, sendo que algumas das coleções disponibilizadas à consulta são de amplo interesse para o estudo da história de Extrema e região, sendo estas: 1) A Coleção Casa dos Contos – Arquivo Nacional; 2) A Coleção Casa dos Contos – Arquivo Público Mineiro; 3) A Coleção Ministério da Fazenda e 4) A Coleção Arquivo Histórico Ultramarino.

Esta ação faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela Administração Municipal desde 2017 para, em consonância com o Plano Municipal de Cultura (2018-2027), valorizar e divulgar a história de Extrema e região.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp