Notícias

Secretaria de Educação promove plantões pedagógicos a partir de segunda-feira (17)

Os plantões pedagógicos serão atividades presenciais e não obrigatórias

15 de maio de 2021

Arte: Ascom/Pref. Extrema

Plantao-Pedagogico-Arte-do-Site-700×500-1

Enquanto as aulas das escolas municipais de Extrema continuam a acontecer de forma remota em razão da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação planejou um novo modelo pedagógico destinado a orientar e reforçar o aprendizado dos alunos que estejam enfrentando dificuldades na modalidade de ensino remota. Esse novo modelo é o Plantão Pedagógico, que começará a ser oferecido em todas as unidades escolares municipais a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de maio, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os plantões pedagógicos serão atividades presenciais e não obrigatórias que acontecerão uma vez por semana no turno em que o aluno está matriculado, atendendo no máximo cinco estudantes por vez – desde que ele tenha autorização do pai ou responsável.

Vale destacar que o início dos plantões ainda não se trata do retorno às aulas presenciais, mas sim de um importante passo para acolher, dialogar e compreender as necessidades dos alunos no contexto das aulas remotas. Todas as unidades escolares já estão devidamente estruturadas quanto aos protocolos sanitários necessários e com os planos de ação autorizados pela Vigilância Sanitária Municipal.

A seleção dos alunos para participação nos plantões será feita semanalmente pelos professores, que indicarão, a princípio, os alunos que estiverem apresentando dificuldades na realização das atividades não presenciais; então, as equipes gestoras entrarão em contato com as famílias dos alunos selecionados. Esse processo já começou nesta semana para a seleção e contato com os estudantes selecionados para participarem da primeira semana do plantão. Será oferecido transporte escolar e merenda para todos os alunos.

Dessa forma, por meio dos plantões, será oferecida uma intervenção pedagógica e orientações, bem como realização de avaliações diagnósticas para monitorar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. A cada semana, novos alunos serão selecionados pelos professores de forma que, gradativamente, espera-se que todos os alunos tenham garantido seu direito à aprendizagem e a esse atendimento diferenciado.

Gradativamente, a partir do monitoramento e avaliação da evolução dos casos de Covid-19 no município, espera-se que esse atendimento seja ampliado até que as aulas presenciais sejam efetivamente retomadas na Rede Municipal de Ensino com segurança para alunos, familiares e todos os profissionais da Educação. No momento, somente as escolas particulares de Extrema voltaram a ter aulas presenciais, enquanto as escolas públicas estaduais também permanecem na modalidade remota. 

Os pais e responsáveis podem procurar os gestores da escola em que seus filhos estão matriculados para mais informações.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp