Foto: Ilustrativa
O mês de outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, que visa a prevenção e combate ao câncer de mama, compartilhando informações e promovendo conscientização sobre as doenças, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico.
Em outubro de 2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Extrema atendeu 494 mulheres de 40 a 69 anos de idade e realizou 398 exames de mamografia na mesma faixa etária. Também foram promovidas palestras informativas e buscas ativas na área urbana da cidade.
As mulheres a partir dos 40 anos devem realizar o exame de mamografia. Descobrindo o câncer ainda no início, a chance de cura é de 95%. Através da consulta e exames, o médico faz o encaminhamento para realização da mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que também oferece assistência médica, suporte emocional e tratamento contra a doença.
As extremenses que têm entre 40 e 69 anos e que desejem participar da campanha, devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp