Notícias

Secretaria de Saúde inicia a campanha Setembro Verde

Movimento conscientiza sobre a prevenção do câncer de intestino

08 de setembro de 2020

Foto: rawpixel.com

Group of people holding a green colored ribbon

Na última terça-feira, dia 1º de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Extrema iniciou a campanha Setembro Verde, que conscientiza sobre a prevenção do câncer de intestino. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município estão realizando mobilizações e atividades preventivas junto ao público de risco, que são homens e mulheres de 50 a 75 anos.

As ações que seguirão durante todo o mês de setembro incluem consultas, que serão feitas, preferencialmente, à distância, através do telefone ou pelo WhatsApp; disponibilização de exames laboratoriais e de imagem; diagnóstico precoce e tratamento.

Serão realizadas ainda buscas ativas para o diagnóstico precoce daqueles que ainda não participaram da campanha, na faixa etária de risco, e que tenham fatores associados como tabagismo, alimentação desregrada, ou que apresentem sangue nas fezes.

Também conhecido como câncer colorretal, este tipo de câncer está entre os três primeiros mais comuns no mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão e mama. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 40.990 novos casos de câncer de intestino.  Estudos do mesmo instituto apontam ainda que este é o terceiro tipo de câncer mais comum em homens e o segundo entre as mulheres acima dos 65 anos.

Todas as unidades básicas de saúde de Extrema estão realizando mobilizações e atividades

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp