Arte: Ascom/Pref. Extrema
A Secretaria de Saúde de Extrema reforça sobre a importância do cadastramento dos usuários nas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Este atendimento está previsto na Lei nº 10.507/2002.
Os agentes comunitários de saúde têm como função levar informações e orientações sobre a prevenção a doenças às comunidades. Para isso, eles percorrem as residências nos bairros do município. Se for necessário, eles podem encaminhar as pessoas que apresentam algum problema de saúde para o atendimento médico.
Durante as visitas, os agentes também podem avaliar as condições de higiene das casas, detectar problemas relacionados à violência doméstica, entre outros.
Ao receber os agentes comunitários de saúde em sua casa e se cadastrar nas unidades de ESF, o cidadão tem direito a participar dos eventos e atividades realizados pelas equipes, bem como acesso aos serviços de saúde das unidades, como atendimento médico e odontológico.
Além disso, é por meio do cadastro nas unidades que o cidadão consegue comprovar seu tempo de moradia no município. Com esse comprovante em mãos, é possível participar de diversos outros serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal, como o Bolsa Estudantil, programas de habitação, cesta básica de materiais de construção, entre outros.
Os documentos necessários para o cadastramento são RG, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A prefeitura orienta que os cidadãos que ficam fora de casa nos horários de funcionamento das unidades, assim que possível, procurem o ACS ou enfermeiro da unidade de saúde do bairro para verificar as condições para o cadastramento.
Vale ressaltar que todos os agentes comunitários de saúde estão devidamente identificados por meio de seus uniformes. Em caso de dúvidas, ligue (35) 3435-6356.
receba a
Edição digitaldireto no seu
whatsapp