Notícias

Secretários de Turismo e de Cultura falam sobre o 11º Festival de Boteco de Extrema

11 de julho de 2020

s-550×300

Bate papo combina com boteco, petisco e música. Vem aí o 11º Festival de Boteco de Extrema no formato delivery que vai reunir os mais badalados e charmosos bares e restaurantes da cidade no evento mais saboroso do Sul das Gerais. Os secretários de Turismo e de Cultura da Prefeitura de Extrema, Pablo Farina e Ana Paula Odoni – Poli, falaram sobre o tradicionalíssimo festival que promete injetar ânimo e aquecer a economia local, além de valorizar e divulgar os empreendedores do setor principalmente neste período de pandemia.

“O Festival de Boteco, que é famoso no calendário municipal, vem com força total e vai entregar no conforto do lar de cada família os petiscos inéditos recheadíssimos dos ingredientes mineiros – tudo em homenagem aos ‘300 Anos de Minas’ que é o tema gastronômico desta edição. Além dos deliciosos e inéditos tira-gostos, o extremense vai receber em casa mais este presente. A edição 2020 terá um saboroso happy hour online e várias lives musicais, cozinha show e, além disso, delivery totalmente grátis para 1.500 pedidos”, adiantou Poli.

Ainda de acordo com ela, cresceram as inscrições dos donos de bares, botecos e restaurantes. “É fundamental que todos mostrem a sua cara! É uma grande oportunidade de divulgação do seu negócio e de revelação do talento culinário numa grande janela gastronômica que é o festival. Outra questão apontada pela secretária de Turismo é a participação dos jurados, que engrossam o caldo nesta disputa saborosíssima. “São profissionais altamente gabaritados e que estão ligados ao setor. Estes terão o compromisso de julgar cada petisco com bastante precisão técnica. Além disso, os inscritos também contarão com uma consultoria especializada em gastronomia assinada pelo grande chef Edson Puiat – o que acrescenta um diferencial no currículo de cada empreendedor”, acrescentou ela.

Outra grande preocupação da Prefeitura e do Conselho Municipal do Turismo (COMTUR) foi o lançamento do recente e pioneiro Plano de Controle da Reabertura do Turismo de Extrema. A iniciativa é organizada por setores onde são fomentadas inúmeras ações e procedimentos mínimos necessários para garantir a segurança dos colaboradores, turistas e visitantes durante o período da pandemia Covid-19. No caso do festival, por exemplo, os grandes protagonistas são os empreendedores que estão apostando neste novo formato e seguem rigorosamente os protocolos sanitários recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O cliente poderá confiar plenamente nestes participantes que trabalharão de acordo com as diretrizes estipuladas no Decreto Municipal Nº 3.814. É a retomada do nosso turismo de forma totalmente consciente!”, explicou.

Questionado sobre a participação dos artistas locais na 11ª edição do festival, Pablo Farina lembrou a importância do incentivo e da valorização da cultura musical extremense. “Infelizmente o setor artístico é um dos que mais sofrem com a pandemia. Neste contexto, priorizamos oportunizar a atuação de artistas locais nas lives. Essa ideia fomenta a divulgação dos trabalhos e gera também remuneração, o que vai de encontro à crise. Manter viva a chama da cultura musical é uma obrigação do poder público, que vem apostando alto neste quesito e priorizando a recreação artística de forma abrangente e plural, afim de atender mais esta classe que tanto sofre com a pandemia. Vale destacar que um dos eixos da plataforma do prefeito, João Batista da Silva, é captar recursos junto às frentes de incentivo à cultura e economizar o erário público, para que esse possa ser aplicado noutras pastas e áreas que tanto necessitam”, ressaltou Pablo. Ele ainda fez questão de mencionar que a Lei de Incentivo à Cultura aprovou o ‘Festival de Boteco de Extrema’ considerando que evento atende as diretrizes de promoção da cultura mineira. “A Lei é a principal ferramenta de fomento à Cultura do Estado e contribui para que milhares de projetos aconteçam em Minas. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar eventos e atividades culturais diversas como exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio no ICMS. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à cultura, já que os projetos patrocinados têm a democratização como essência. Este importante mecanismo do incentivo social é um dos pilares incentivados pela Energisa – nossa grande parceira que humanamente manteve o patrocínio principalmente neste período de pandemia, acreditando na cultura e no turismo de Extrema – em junção com a Prefeitura e a conceituada empresa promotora de eventos, Nossa Senhora das Produções, da capital mineira Belo Horizonte”, frisou Pablo.

Poli e Pablo comentaram a atenção especial da atual gestão pública como uma das peças principais nesta engrenagem de estímulo setorial. “Agradecemos o prefeito, João Batista, por se sensibilizar e abraçar com carinho mais esta proposta que é o Festival de Boteco. Desde o primeiro evento ele aposta alto e articula parcerias com sabedoria e planejamento municipal objetivando a projeção de frentes, como é o caso do empreendedorismo local, a geração de emprego e renda, o giro econômico dos setores atrelados e a promoção da cultura para todos. Todos ganham com isso!”, destacaram. Ambos enalteceram o empenho da equipe organizadora do festival. “Estendemos os cumprimentos a Elke Resende, da Nossa Senhora das Produções, e a cada membro da equipe que luta com amor para que este importante evento brilhe de verdade!”.

A votação para a escolha dos melhores pratos acontece entre 10 de agosto a 17 de setembro no site do evento www.festivaldebotecoextrema.com O encerramento está agendado para o dia 19 de setembro com um grande encontro. Em breve, mais informações desse evento que começa no dia 10 de agosto. Acesse ainda o Festival pelo Facebook https://www.facebook.com/festivaldebotecoextrema e no Instagram @festivaldebotecoextrema.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp