Notícias

Série Memórias de uma Cidade lança mais um vídeo

Desta vez, a figura histórica será o ex-prefeito Olinto Soares. Projeto já disponibilizou entrevistas com Romualdo Alves Martins e Waldomiro Antônio da Silva

06 de agosto de 2020

Imagem: Divulgação

IMG-20200806-WA0000-550×300

No próximo domingo, dia 9 de agosto, às 20h00, será disponibilizado mais um vídeo do projeto Memórias de uma Cidade. Desta vez, a figura histórica será o ex-prefeito Olinto Soares. A entrevista poderá ser conferida na fanpage da Prefeitura de Extrema e no canal do Youtube da Secretaria de Cultura.

O vídeo contém uma entrevista realizada com o saudoso Olinto Soares, que exerceu mandatos como prefeito de Extrema entre as décadas de 1930 e 1950. Na entrevista, ele relata um pouco da sua experiência como farmacêutico no município – onde realizou milhares de partos. Aborda também momentos importantes como a compra da primeira máquina niveladora (Patrol) da Prefeitura Municipal – Olinto Soares trouxe a máquina, com a ajuda de Neno Martins, do Rio de Janeiro até Extrema.

Vale lembrar que, desde 2017, a Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolve um trabalho de valorização da história do município. Nesses anos, diversas ações foram realizadas visando produzir pesquisas sobre temas e períodos da história local. Além disso, buscou-se, através do Acervo Digital Regional de Extrema (Adre), reunir, digitalizar e disponibilizar à população documentos, fotografias, vídeos e outros itens importantes sobre fatos locais.

Dentre os materiais recebidos, através de doação, destaca-se uma série de vídeos do Projeto Memórias de uma Cidade. São conteúdos produzidos a partir de 1986, que contêm entrevistas com cidadãos que tiveram importância na história de Extrema. Alguns vídeos deste projeto já publicados são com o ex-prefeito Romualdo Alves Martins e do ex-vereador Waldomiro Antônio da Silva.

A exibição dos vídeos do projeto tem como objetivo valorizar a memória dos moradores de Extrema. A Prefeitura Municipal agradeceu ao José Maria dos Santos (Kojak), proprietário da empresa F. K. Vídeos (responsável pela gravação desses conteúdos), que gentilmente cedeu cópia dos vídeos ao Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura, além de Alcebíades Alves Almeida, Alfredo Brito da Cunha, José Célio Simões (in memoriam) e Sebastião Gomes Pinto (in memoriam), que atuaram na idealização desse projeto junto à empresa F.K Vídeos.

Compartilhe:

Veja também

EDIÇÃO IMPRESSA

Edição nº: 2525

13/08/2020

Ver todas

receba a

Edição digital

direto no seu

whatsapp